Busca avançada
Ano de início
Entree

Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Maurício Pietrocola é licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1984) e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1988). Iniciou a carreira docente como professor de Física em Escolas de nível médio (1984-1988). Realizou seu doutoramento em Epistemologia e História da ciência na Universidade de Paris VII (1992). Fez Livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo intitulada: “Reflexões Histórico-Epistemológicas e o Ensino das Ciências”(2004).
Foi professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (1993-2002). Foi secretário de Educação na Sociedade Brasileira de Física por duas gestões (1999-2001 e 2001-2003). Foi membro do International Comission on Physics Education ( 2002- 2005). Na gestão seguinte tornou-se vice-presidência (2005-2008). 
O pesquisador tem participado da organização de diversos eventos, nacionais e internacionais, de pesquisa em ensino de ciências, . 
Foi membro correspondente internacional da equipe RESHEIS ( Recherches Epistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et Instituitions scientifiques). Foi pesquisador visitante na Universidade de Maryland e na Universidade Autonoma de Barcelona. Em 2013-2014 foi Distinguished Visiting Fellow no programa Advanced Research Collaborative e no Urban Education Program da City University of New York.
É Atualmente professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre Desenvolvimento de estratégias inovadoras no Ensino de Ciências e Formação de professores. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Educação Científica na Sociedade de Risco 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (22 total):
Mais itensMenos itens
Al Día (Cuba): Un método elaborado en Brasil facilita el descubrimiento de marcadores de detección de enfermedades (28/Mai/2020)
Diario Salud (República Dominicana): Un método elaborado en Brasil facilita el descubrimiento de marcadores de detección de enfermedades (18/Mai/2020)
NCYT Amazings (Espanha): Un método elaborado en Brasil facilita el descubrimiento de marcadores de detección de enfermedades (14/Mai/2020)
ASDB Notícias: Unicamp: Método facilita descoberta de marcadores para detectar doenças (11/Abr/2020)
Atemporal: Método criado por brasileiros facilita descoberta de marcadores para detectar doenças (03/Mar/2020)
CONASS - Conselho Nacional de Secretários de Saúde: Método desenvolvido pela Unicamp facilita descoberta de marcadores para detectar doenças (02/Mar/2020)
Programa InfoSalud (Argentina): Un método creado por científicos brasileños facilita el descubrimiento de marcadores para detectar patologías (28/Fev/2020)
Investe São Paulo: Unicamp: Método facilita descoberta de marcadores para detectar doenças (28/Fev/2020)
Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa: Método criado por brasileiros facilita descoberta de marcadores para detectar doenças (28/Fev/2020)
LabNetwork: Método criado por brasileiros facilita descoberta de marcadores para detectar doenças (28/Fev/2020)
ABC - Academia Brasileira de Ciências : Método facilita descoberta de marcadores para detectar doenças mentais, entre outras (28/Fev/2020)
Portal da Enfermagem: Método criado por brasileiros facilita descoberta de marcadores para detectar doenças (28/Fev/2020)
Jornal da Ciência online: Método criado por brasileiros facilita descoberta de marcadores para detectar doenças (27/Fev/2020)
ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação: Método criado por brasileiros facilita descoberta de marcadores para detectar doenças (27/Fev/2020)
Central das Notícias: Método criado na Unicamp facilita achar marcadores para detectar doenças (27/Fev/2020)
Mix Vale: Unicamp: Método facilita descoberta de marcadores para detectar doenças (27/Fev/2020)
Central das Notícias: Novo método facilita descoberta de marcadores para detectar doenças (27/Fev/2020)
Planeta online: Método criado na Unicamp facilita achar marcadores para detectar doenças (27/Fev/2020)
RM Consult: Biomarcadores - Método desenvolvido por brasileiros ajuda a detectar doenças (27/Fev/2020)
MT HOJE: Método criado por brasileiros facilita descoberta de marcadores para detectar doenças (27/Fev/2020)
Portal do Governo do Estado de São Paulo: Unicamp: Método facilita descoberta de marcadores para detectar doenças (27/Fev/2020)
NewsLab online: Brasileiros desenvolvem método para facilitar descoberta de marcadores para diagnóstico de doenças (27/Fev/2020)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/09/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (2)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações2
Citações22
Cit./Artigo11,0
Dados do Web of Science

KARAM, RICARDO. Framing the structural role of mathematics in physics lectures: A case study on electromagnetism. Physical Review Special Topics-Physics Education Research, v. 10, n. 1, . Citações Web of Science: 14. (10/19276-8)

DE MELLO FORATO, THAIS CYRINO; DE ANDRADE MARTINS, ROBERTO; PIETROCOLA, MAURICIO. History and Nature of Science in High School: Building Up Parameters to Guide Educational Materials and Strategies. SCIENCE & EDUCATION, v. 21, n. 5, SI, p. 657-682, . Citações Web of Science: 8. (06/57181-3)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior. Estruturação matemática do pensamento físico no ensino: uma ferramenta teórica para analisar abordagens didáticas. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (10/19276-8

FORATO, Thaís Cyrino de Mello. A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz.  2v f. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (06/57181-3

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: