Busca avançada
Ano de início
Entree

Robson de Almeida Zampaulo

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Biólogo formado pelo Centro Universitário Fundação Santo André (FSA-2004) e Mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA-2010). Especialista em Ecologia e Espeleobiologia. Espeleólogo há 18 anos, desde 2000 atuo junto ao Grupo de Estudos Ambientais da Serra do Mar (GESMAR) na pesquisa e conservação de ecossistemas cársticos. Recentemente (2018) ingressei no Instituto Observatório Espeleológico. Tenho experiência na coordenação e execução de trabalhos de ecologia, bioespeleogia, prospecção, mapeamento, técnicas verticais, avaliação de impactos ambientais e educação ambiental em áreas cársticas. Durante duas gestões participei da diretoria de ONGs atuando na coordenação de projetos de pesquisa, ações ambientais, organização de eventos, realizações de cursos e de estudos de campo com alunos de nível superior. Neste período, participei de inúmeros trabalhos em cavernas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no exterior. Em 2009 ingressei no curso de mestrado em Ecologia, onde trabalhei na avaliação de padrões da biodiversidade subterrânea na região cárstica de Arcos, Pains e Doresópolis (MG) para definição de áreas prioritárias para conservação. Na consultoria, fui responsável pela coordenação dos estudos bioespeleológicos da empresa Carste Consultores Associados. Atualmente sou Analista de Meio Ambiente na Vale S. A. onde atuo na gerência de Licenciamento e Espeleologia da Diretoria de Planejamento de Ferrosos. Coordeno a execução de trabalhos bioespeleológicos no Estado de Minas Gerais, em especial no Quadrilátero Ferrífero. Dentre as minhas principais atividades, vale destacar a gestão de contratos na área de Espeleologia, Coordenação dos estudos, revisão de relatórios técnicos, execução de estudos para avaliação de relevância de cavidades naturais, estudos de área de influência, diagnósticos bioespeleológicos, implantação de convênios, dentre outros. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/09/2020
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: