Busca avançada
Ano de início
Entree

Ana Luiza de Oliveira Nascimento

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui bacharel em Ciências Biológicas e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi bolsista de Iniciação Científica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde adquiriu experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Ecologia Comportamental, Biologia e Controle biológico de dípteros. Durante o ano de 2005, participou de dois projetos de pesquisas ligados a área de educação ambiental. Realizou estágio de aperfeiçoamento (2007-2008) na FFCLRP/ USP, onde iniciou os seus estudos na área de ecologia de vespas e abelhas solitárias em regiões de Mata Atlântica. Concluiu o mestrado, e iniciou o doutorado, ambos em Entomologia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo, USP (2011). Em 2012, durante o estágio PAE- Capes, iniciou os estudos na área de metodologia e ensino de ciências. Participa desde 2013 do projeto de pesquisa "As abelhas e a sustentabilidade dos serviços de polinização". Realizou doutorado sanduiche na Universidade de Salamanca (2014), com bolsa PDSE da Capes. Em 2016, concluiu o doutorado no curso de Entomologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo, USP, com ênfase na área de ecologia de vespas e abelhas solitárias que utilizam ninhos-armadilha em região de Mata Atlântica. Desde 2017, participa das reuniões grupo de pesquisa de Currículo, Docência e Cultura da Universidade Federal Fluminense (CDC-UFF) e atua como colaboradora no Museu Espaço Ciência Viva (ECV-IFFRJ) em oficinas de divulgação científica. Em 2018, deu início a pesquisas e estudos sobre a importância de abelhas e vespas nativas em fragmentos de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Profa. Dra. Maria Cristina Affonso Lorenzon (UFFRJ/IZ/DPA). Desde agosto de 2019, participa do grupo de estudos FORMAR (UFF) e realiza pós-doutorado com ênfase na formação inicial de professores, saberes docentes e biodiversidade sob a orientação / supervisão da Profa. Dra. Mônica Vasconcellos, na Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFF). Atua principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial de Professores, Saberes Docentes, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Conservação da Biodiversidade, Mata Atlântica, Vespas e abelhas nativas solitárias e sociais, Espaços não formais de divulgação científica, Extensão Rural. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 20/02/2021
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

OLIVEIRA NASCIMENTO, A. L.; GAROFALO, C. A.. Trap-nesting solitary wasps (Hymenoptera: Aculeata) in an insular landscape: Mortality rates for immature wasps, parasitism, and sex ratios. Sociobiology, v. 61, n. 2, p. 207-217, . Citações Web of Science: 3. (04/15801-0, 08/06023-4)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: