Busca avançada
Ano de início
Entree

Ana Luiza de Oliveira Nascimento

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui bacharel em Ciências Biológicas (2006) e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (2007) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi bolsista de Iniciação Científica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-2006), onde adquiriu experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Ecologia Comportamental, Biologia e Controle biológico de dípteros. Durante o ano de 2005, participou de dois projetos de pesquisas ligados a área de educação ambiental. Realizou estágio de aperfeiçoamento (2007-2008) na FFCLRP/ USP, onde inciou os seus estudos na área de ecologia de vespas e abelhas solitárias em regiões de Mata Atlântica. Concluiu o mestrado em Entomologia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo, USP (2011). Em 2012,durante o estagio PAE- Capes, iniciou os estudos na área de metodologia e ensino de ciências. Participa desde 2013 do projeto de pesquisa "As abelhas e a sustentabilidade dos serviços de polinização". Realizou doutorado sanduiche na Universidade de Salamanca (2014), com bolsa PDSE da Capes. Em 2016, concluiu o doutorado no curso de Entomologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo, USP, com ênfase na área de ecologia de vespas e abelhas solitárias que utilizam ninhos-armadilha em região de Mata Atlântica e meio ambiente. Desde 2017 participa das reuniões grupo de pesquisa de Currículo, Docência e Cultura da Universidade Federal Fluminense (CDC-UFF) e atua como colaboradora no Museu Espaço Ciência Viva ( ECV-IFFRJ) em oficinas de divulgação científica. Ao final de 2018 e 2019, iniciou estudos sobre a importância abelhas e vespas nativas em fragmentos de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro, sob a supervisão/ orientação da Profa Dra Maria Cristina Affonso Lorenzon (UFFRJ/IZ/DPA) e Prof. Dr. Tiago Boer Breier (DS/IF/UFRRJ) . Atua principalmente nos seguintes temas: Vespas solitárias, abelhas solitárias, abelhas e vespas nativas, Mata Atlântica, Espaços não formais de divulgação científica, Extensão Rural, Divulgação Científica, Ensino em Ciências, Conservação da Biodiversidade, Parasitologia e Controle Biológico. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/10/2019
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

OLIVEIRA NASCIMENTO, A. L.; GAROFALO, C. A.. Trap-nesting solitary wasps (Hymenoptera: Aculeata) in an insular landscape: Mortality rates for immature wasps, parasitism, and sex ratios. Sociobiology, v. 61, n. 2, p. 207-217, . Citações Web of Science: 5. (04/15801-0, 08/06023-4)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: