- Auxílios pontuais (curta duração)
Nesta página da Biblioteca Virtual estão listados os perfis do Pesquisador Responsável em projetos financiados pela FAPESP, considerando-se Pesquisador Responsável aquele que assume a responsabilidade pelo preparo, submissão da proposta e coordenação científico-administrativa do projeto de pesquisa referente a Bolsas, Auxílios e Programas perante a Fundação.
Nesses perfis, estão reunidos os projetos de pesquisa apoiados pela FAPESP, sob a responsabilidade do Pesquisador Responsável, e que se desenvolvem em determinada instituição-sede de pesquisa.
O quadro “Apoio FAPESP em Números” permite a visualização dos auxílios à pesquisa e bolsas concedidos pela Fundação, em andamento ou concluídos, filiados ao Pesquisador(es) Responsável(is) selecionado(s).
Em “Refinar resultados” é possível filtrar os dados apresentados, de acordo com os diversos parâmetros disponíveis e gerar resultados mais específicos.
Consegue-se ordenar alfabeticamente, de forma ascendente (A-Z) ou descendente (Z-A), as informações do fomento demonstradas nesta página, de acordo com o nome do Pesquisador, como também decidir sobre a quantidade de dados a serem exibidos por página.
Para visualizar todos os projetos vinculados ao Pesquisador selecionado, ou para acessar prontamente suas informações curriculares em ferramentas externas, clique em seu nome.
Observação: Se o Pesquisador esteve vinculado a mais de uma instituição, ele poderá aparecer mais de uma vez na listagem.
Embora geograficamente distantes, Brasil e Inglaterra apresentam questões semelhantes envolvendo a fortuna crítica do teatro e de outros tipos de espetáculos. No caso da Inglaterra, a atenção acadêmica tem privilegiado Shakespeare e gêneros teatrais tradicionais, arriscando-se a ignorar ou menosprezar gêneros como teatro de rua, musicais, teatro alternativo ou marginal. Da mesma maneir...
A presente pesquisa tem como objetivo trabalhar com a dramaturgia brasileira de modo a pensar em sua constituição formal no decorrer do tempo, forjada na relação com a teatralidade popular nacional. Serão explorados três vetores de investigação: o popular, a sacralidade e o contemporâneo. Historicamente, por mais que a elite intelectual e econômica do país ansiasse, no século XIX até o...
Programação previa (ainda a ser confirmada):23 DE OUTUBRO de 2019MANHÃ:8h30 - Abertura - credenciamento - apresentação do evento 9h00 - 10h30 Conferência: Jorge Dubatti (Universidade de Buenos Aires)Mediação: Profa. Dra. Elen de Medeiros (UFMG)10h30 - 11h - Intervalo11h às 12hs30 - Mesa redonda com dramaturgos: Kiko Marques e Michelle FerreiraMediação: Profa. Dra. Isa Etel Kopelman (U...
O 1º. Encontro de Poéticas do Inanimado, organizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Cênicas: visuais e performativas, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Artes do Instituo de Artes da Unesp, tem por objetivo desenvolver parcerias com instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, que possuam cursos ou disciplinas, graduação e ou pós-graduação, na área do inanimado. ...
Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a vida e a obra de Maria Angélica Ribeiro (1829 - 1880), uma personalidade que foi pioneira na dramaturgia feminina brasileira. Atribui-se a ela, segundo Valéria Andrade Souto-Maior (2004, p. 308), "o pioneirismo que desencadeia o processo de formação da dramaturgia nacional de autoria feminina", tendo escrito mais de 20 peças duran...
Treinamento para atuação em Laboratório de Dramaturgia - organização do espaço, pesquisa e preservação do acervo, assessoria nas atividades vinculadas ao Laboratório, assessoria de pesquisa para as docentes do projeto (busca de bibliografia, fichamento de peças, trabalho de registro de imagens). (AU)
Contrariando a crítica tradicional, parte-se da hipótese de que houve, durante as duas primeiras décadas do século XX, na então capital do Brasil, o Rio de Janeiro, uma sólida e potente produção teatral voltada ao drama. Para isso, utiliza-se como objeto de investigação dois conjuntos de peças selecionadas por uma Comissão da Academia Brasileira de Letras e destinadas a serem represent...
Esta pesquisa visa ao estudo do teatro musical brasileiro político dos anos 1970 através da análise da primeira encenação de Calabar (escrita em 1973 por Chico Buarque e Ruy Guerra). A montagem foi dirigida por Fernando Peixoto no mesmo ano, e censurada às vésperas da estreia. Trata-se de uma peça importante para compreender o teatro musical político no contexto da Ditadura Militar, so...
Este projeto de pesquisa de pós-doutorado busca no intercâmbio acadêmico com o Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas o aprofundamento de estudos realizadas anteriormente, e publicados pela Editora Perspectiva no livro Isto não é um ator: O teatro da Socìetas Raffaello Sanzio, sobre as relações entre arte e infância. A proposta central do projeto é identificar as espec...
A pesquisa consiste em analisar a trajetória dos grupos teatrais Fora do Sério e Engasga Gato, grupos que atuam na cidade de Ribeirão Preto - SP desde os anos 1990 e 2007 respectivamente, procurando entender quais as suas conexões com o território da cidade partindo da identificação de narrativas no espaço público. A metodologia se valerá da teoria do Ator-Rede com vista a pontuar os e...
A partir da seleção de textos dramáticos compostos para a companhia Homens do Rei, da qual William Shakespeare (1564-1616) era dramaturgo principal, este trabalho pretende examinar a representação da Guerra Anglo-Espanhola (1585-1604) e relações diplomáticas entre Inglaterra e Espanha durante o reinado de James Stuart I (1603-1625). A guerra impulsionou certo sentimento anti-hispânico ...
Este projeto propõe a realização de um estágio na City University of New York, como parte da pesquisa de pós-doutorado intitulada "Presenças da Infância na Cena Contemporânea", iniciada no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas em maio de 2018. O estágio no exterior tem como objetivos o intercâmbio acadêmico com o Martin E. Segal Theatre Center, centro que abriga a pós...
Como parte de nossa pesquisa de doutorado, intitulada Outros corpos: presença e performatividade para além do humano, na qual estudamos trabalhos performativos que não apresentam corpos em cena ou nos quais eles aparecem claramento objetificados, este projeto de pesquisa na Universidade de Giessen visa investigar como a dança contemporãnea européia contribuiu no desenvolvimento de resp...
Esta proposta surge da surpresa proporcionada por uma experiência de campo em Aparecida do Norte, cidade da padroeira do Brasil, seguindo devotos oriundos do Jardim das Flores (ou "Buraco dos Capetas") - localizado nos arredores de uma cidade do interior paulista - num percurso que vai da nova basílica ao parque de diversões. No parque se encontram as grandes atrações da mulher lobisom...
Pesquisa de campo voltada ao desenvolvimento do projeto de pesquisa Theru Koothu: um olhar sobre as culturas teatrais populares do sul da Índia, que inclui: entrevistas com artistas, pesquisadores e apoiadores, participação em treinamentos, participação em apresentações, festivais e rituais, pesquisa bibliográfica em importantes universidades.
Este projeto tem como principal objetivo a verticalização dos estudos sobre o conceito central que orienta a presente pesquisa, as teatralidades dissidentes. Para analisar as experiências de dissidência na cena latino-americana contemporânea, essa investigação se propõe a um intercâmbio com o principal pesquisador que se dedica ao tema, o professor doutor José Antonio Sánchez, da Unive...
Clique e arraste com o lado esquerdo do mouse para mover o mapa até onde desejar.
Selecione o ano: |
Mostrar os anos em sequência |