Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da sacarose na diversidade genotipica de estreptococos do grupo mutans detectados por ap-pcr - estudo in situ e in vivo.

Processo: 03/10972-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Cinthia Pereira Machado Tabchoury
Beneficiário:Rodrigo Alex Arthur
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas de genotipagem   Placa bacteriana   Sacarose   Estudo in situ
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ap=Pcr | Estreptococos Do Grupo Mutans | Estudo In Situ | Genotipagem | Placa Dental | Sacarose

Resumo

Não existem dados na literatura a respeito da influência da sacarose na diversidade genotípica dos estreptococos do grupo mutans encontrados na placa dental. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho será avaliar a influência da sacarose na diversidade genotípica de Streptococcus mutans da placa dental formada in situ ou in vivo por meio da AP- PCR. Na fase in situ, 15 voluntários utilizarão dispositivos intra-orais palatinos, contendo 4 blocos de esmalte dental humano. Solução de sacarose 20% será gotejada sobre 2 blocos de um lado do dispositivo e água destilada e deionizada sobre outros 2 blocos do outro lado, 8 x/dia. Para o estudo in vivo, os voluntários bochecharão solução de sacarose 20% ou água dd, 8 x/ dia, durante 3 dias. A higienização dental será suspensa e a placa formada e acumulada em todos os dentes será coletada. Também serão coletadas amostras de saliva estimulada. As amostras de placa e saliva serão diluídas e inoculadas em meio MSB. Cerca de 8 colônias morfologicamente semelhantes aos estreptococos do grupo mutans de cada amostra de placa dental e saliva serão isoladas e então será realizada a extração de DNA. Então, será realizada a técnica de AP-PCR com o primer OPA-02 e os produtos resultantes da amplificação serão analisados em gel de agarose 1,5%. A documentação fotográfica dos géis será realizada em um sistema de imagem digital e analisadas por um programa de computador, para a determinação da mobilidade relativa de cada banda. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGO ALEX ARTHUR; CÍNTHIA PEREIRA MACHADO TABCHOURY; RENATA DE OLIVEIRA MATTOS-GRANER; ALTAIR A. DEL BEL CURY; ADRIANA FRANCO PAES LEME; GLÁUBER CAMPOS VALE; JAIME APARECIDO CURY. Genotypic diversity of S. mutans in dental biofilm formed in situ under sugar stress exposure. Brazilian Dental Journal, v. 18, n. 3, p. 185-191, . (04/11084-1, 03/10972-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARTHUR, Rodrigo Alex. Influencia da sacarose na diversidade genotipica de S. mutans no biofilme dental detectados por AP-PCR: estudo in situ e in vivo. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.