Busca avançada
Ano de início
Entree

Presença e suscetibilidade aos antifúngicos de isolados de leveduras do gênero Candida da cavidade bucal de pacientes com Diabetes do tipo I e II

Processo: 04/01602-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2004
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Cristiane Yumi Koga Ito
Beneficiário:Rosinei Maria Bremenkamp
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Antifúngicos   Candida   Diabetes mellitus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antifungicos | Candida | Cavidade Bucal | Diabetes Mellitus

Resumo

Nas últimas décadas, observou-se um aumento da incidência clínica de infecções causadas por espécies do gênero Candida assim como nos relatos de isolados resistentes aos antifúngicos. Desta forma, a compreensão da patogenicidade assim como o estudo da suscetibilidade aos antifúngicos tornou-se de grande valia. Paralelamente, a prevalência de diabetes mellitus vem aumentando progressivamente na população em geral, mais notadamente nas faixas etárias acima de 60 anos. Os relatos na literatura sobre a prevalência de Candida em pacientes diabéticos são controversos, sendo que alguns não observaram diferenças na frequência e quantidade de isolamento, enquanto outros demonstraram porcentual de isolamento maior em pacientes com diabetes. Deste modo, a partir do exposto, o objetivo deste trabalho será analisar a prevalência de leveduras do gênero Candida na cavidade bucal de pacientes com diabetes do tipo I e II, estudar o perfil de resistência às drogas antifúngicas dos isolados e comparar os resultados obtidos com os de indivíduos controle. Serão coletadas amostras de saliva estimulada dos pacientes e os isolados serão identificados por provas fenotípicas. Os testes de suscetibilidade à anfotericina B, fluconazol, 5-flucitosina e cetoconazol serão realizados segundo o micrométodo proposto pelo NCCLS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BREMENKAMP, R. M.; CARIS, A. R.; JORGE, A. O. C.; BACK-BRITO, G. N.; MOTA, A. J.; BALDUCCI, I.; BRIGHENTI, F. L.; KOGA-ITO, C. Y.. Prevalence and antifungal resistance profile of Candida spp. oral isolates from patients with type 1 and 2 diabetes mellitus. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 56, n. 6, p. 549-555, . (04/01602-5)