Busca avançada
Ano de início
Entree

Lesões genômicas em momentos sucessivos do carcinoma urotelial de bexiga humana

Processo: 05/59817-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:João Lauro Viana de Camargo
Beneficiário:Merielen Garcia Nascimento e Pontes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biomarcadores tumorais   Neoplasias da bexiga   Genes p53   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carcinoma Urotelial De Bexiga | Expressao Genica | Gene Tp53 | Marcadores Tumorais

Resumo

Os tumores uroteliais da bexiga têm taxa relativamente elevada de recorrência e de progressão para invasividade dos tecidos vizinhos. Após a ressecção da neoplasia, e antes de sua possível recorrência (período "livre-de-neoplasia"), a detecção de células tumorais naturalmente é negativa, porém o urotélio contém células transformadas, que provavelmente são as responsáveis pela progressão da doença. Por isso, há necessidade de marcadores sensíveis que permitam tanto a detecção precoce do câncer vesical como a estimativa da probabilidade de sua progressão. A microdissecção a laser (LCM), a hibridação genômica comparativa (CGH) e a hibridação in situ fluorescente (FISH) são técnicas de desenvolvimento recente que permitem o estudo aprofundado do genoma celular. A expressão imunoistoquímica do gene de TP53 é uma marcadora do prognóstico de neoplasias vastamente utilizada nos estudos dos tumores. Com o objetivo de identificar alterações moleculares não-aleatórias para verificar se e quais têm associação com a história natural dos tumores (marcadores de progressão) serão estudados 30 pacientes no momento do diagnóstico inicial do tumor, no período "livre-de-neoplasia" e no momento da possível recorrência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO‚ M.G.; SUZUKI‚ S.; WEI‚ M.; TIWARI‚ A.; ARNOLD‚ L.L.; LU‚ X.; LE‚ X.C.; COHEN‚ S.M.. Cytotoxicity of combinations of arsenicals on rat urinary bladder urothelial cells in vitro. Toxicology, v. 249, n. 1, p. 69-74, . (05/59817-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PONTES, Merielen Garcia Nascimento e. Ganhos e perdas genômicas em momentos sucessivos do carcinoma urotelial de bexiga humana. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu Botucatu.