Busca avançada
Ano de início
Entree

Características bioquímicas e microbiológicas do biofilme dentário formado in situ sobre materiais que contêm flúor ou fosfato de cálcio amorfo.

Processo: 08/02084-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Denise Pedrini
Beneficiário:Lilian Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiota   Placa bacteriana   Flúor   Materiais dentários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acidogenicidade | Biofilme dental | carboidratos álcali-solúveis | Fluor | Microbiota | selantes de fóssulas e fissuras | Materiais Odontológicos

Resumo

Muito tem se avaliado a respeito das propriedades físicas e químicas dos selantes de fóssulas e fissuras, mas pouco sobre seus efeitos no biofilme dental. Portanto, o objetivo deste estudo será verificar o efeito de materiais utilizados como selantes de fóssulas e fissuras na acidogenicidade, nas concentrações de flúor, cálcio, fósforo e carboidratos álcali-solúveis e na microbiota do biofilme dental formado in situ. Dez voluntários adultos jovens serão selecionados com bom estado de saúde bucal e geral. Os voluntários utilizarão dispositivo intrabucal palatino contendo 4 corpos-de-prova de materiais fixados em slots para acúmulo de biofilme dental. Serão utilizados os materiais: Fuji IX GP, Fluroshield e Aegis ou grupo controle (sem material). Serão estabelecidos 4 períodos experimentais com a duração de 8 dias com intervalo de descanso de 7 dias entre eles. No 7º dia dos períodos experimentais determinar-se-á o pH do biofilme. Após a determinação do pH inicial, será dispensada uma gota de solução de sacarose a 20% em cada corpo-de-prova e no grupo controle. Novas medidas de pH serão realizadas após 5, 15 e 30 minutos para o cálculo da alteração do pH (variação do pH). No 8º dia de cada período experimental, o biofilme dental formado será coletado, processado e as concentrações de flúor, cálcio, fósforo e carboidratos álcali-solúveis e a microbiota serão analisados. Os resultados serão analisados estatisticamente considerando como fator de variação os materiais e as variáveis: variação do pH, as concentrações de flúor, cálcio, fósforo e carboidratos álcali-solúveis e a microbiota.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, LILIAN; PEDRINI, DENISE; OKAMOTO, ANA CLAUDIA; JARDIM JUNIOR, ELERSON GAETTI; HENRIQUES, TASSIA ARAUJO; CANNON, MARK; BOTAZZO DELBEM, ALBERTO CARLOS. Biochemical and microbiological characteristics of in situ biofilm formed on materials containing fluoride or amorphous calcium phosphate. AMERICAN JOURNAL OF DENTISTRY, v. 26, n. 4, p. 207-213, . (08/02084-9, 08/06576-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Lilian. Características bioquímicas e microbiológicas do biofilme dentário formado in situ sobre materiais que contêm flúor ou fosfato de cálcio amorfo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.