Busca avançada
Ano de início
Entree

ESTUDO COMPARATIVO DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA CRÔNICA INDUZIDA EM PACU (Piaractus mesopotamicus) POR CORPO ESTRANHO E BCG

Processo: 10/08624-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Flávio Ruas de Moraes
Beneficiário:Flávio Ruas de Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes  Inflamação crônica  Macrófagos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inflamação crônica | Macrófago | Melanomacrófago | Peixe | resposta inflamatória especifica | resposta inflamatória inespecifica | Ictiopatologia

Resumo

A piscicultura está caracterizada pela alta densidade de estocagem e altos níveis de arraçoamento, alterando a qualidade de água quanto a homeostase dos peixes. Uma das principais características frente a estas alterações é a resposta geral de adaptação, aumentando a susceptibilidade dos peixes às doenças infecciosas e parasitárias ao mesmo tempo que facilita a proliferação de agentes com potencial patogênico. Um dos processos fisiopatológicos de grande importância para manter a saúde do hospedeiro é a resposta inflamatória crônica. O implante de lamínulas de vidro no tecido subcutâneo de peixes induz a resposta inflamatória crônica, apresentando acúmulo de macrófagos e formação de gigantócitos. A inoculação do Bacilo Calmette-Guerin (BCG) no local de implante da lamínula causa drástica redução na formação de células gigantes, redução do número de núcleos/células gigantes e bloqueio na transformação de células tipo corpo estranho para célula tipo Langhans e a indução à formação de Centros de melanomacrófagos (CMMs). Neste trabalho objetiva-se caracterizar morfologicamente o processo inflamatório crônico por corpo estranho induzido pelo implante de lamínulas de vidro no tecido subcutâneo e o epitelióide induzido por BCG. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANRIQUE, W. G.; DA SILVA CLAUDIANO, G.; PETRILLO, T. R.; PARDI DE CASTRO, M.; PEREIRA FIGUEIREDO, M. A.; DE ANDRADE BELO, M. A.; ENGRACIA DE MORAES, J. R.; RUAS DE MORAES, F.. Response of splenic melanomacrophage centers of Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758) to inflammatory stimuli by BCG and foreign bodies. Journal of Applied Ichthyology, v. 30, n. 5, p. 1001-1006, . (10/08624-5, 09/17640-7)