Sistema de campo livre digital: avaliação da efetividade em ambiente educacional
Avaliação digital do efeito do ruído sobre a fala: relação sinal/ruído
Programa de educação da Wikipédia como metodologia ativa de ensino e ferramenta d...
Processo: | 12/08053-3 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2012 |
Data de Término da vigência: | 31 de março de 2014 |
Área de conhecimento: | Ciências da Saúde - Fonoaudiologia |
Pesquisador responsável: | Regina Tangerino de Souza Jacob |
Beneficiário: | Aline Duarte da Cruz |
Instituição Sede: | Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil |
Assunto(s): | Audiologia Audiologia educacional |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | audiologia | saúde vocal | sistema de frequencia modulada | Audiologia Educacional |
Resumo As crianças passam muito de seu tempo na escola e em 45% desse tempo estão envolvidas em atividades nas quais predomina a fala dos professores e de seus colegas. Deste modo, é fácil concluir que a clara recepção da mensagem e capacidade de processá-la auditivamente é essencial para a aprendizagem escolar.Os níveis de ruído dentro de salas de aula geralmente são elevados e eles variam de acordo com a escola e a sala de aula. A acústica adequada nas salas de aula e uma relação de sinal-ruído favorável são vitais para todos os alunos. Desta forma, o fonoaudiólogo pode colaborar com programas de atuação baseados em instrumentos de avaliação que apontem as adequações ambientais e as orientações necessárias para o professor visto que os dispositivos auxiliares da comunicação, como o sistema FM, fazem parte da Tecnologia Assistiva que o professor deve ter acesso para que seu aluno tenha acesso à informação.A literatura descreve melhoras no desempenho acadêmico, reconhecimento de fala, de aprendizagem e auto-estima aumentada como benefícios da utilização de equipamentos de FM em campo livre para crianças com audição normal. Os professores apontam benefícios que incluem a redução do esforço e fadiga vocal e maior facilidade de ensino. Para escola, manter a saúde vocal do professor significa manter a qualidade de seu ensino e reduzir custos com substituições e tratamentos.Diante de indicações de sistemas de FM para uso em ambientes educacionais, este estudo propõe avaliar os benefícios do sistema de campo livre digital para o rendimento acadêmico de indivíduos com audição periférica normal e para a voz e saúde vocal dos professores envolvidos visando contribuir com evidências científicas para o planejamento de políticas públicas que envolvam as populações estudadas. | |
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