Busca avançada
Ano de início
Entree

A prática docente e a questão religiosa

Processo: 15/22243-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria da Graça Jacintho Setton
Beneficiário:Gabriela Abuhab Valente
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/13878-2 - A prática docente e a questão religiosa, BE.EP.DR
Assunto(s):Brasil   Religiosidade   Prática profissional   Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Disposições de cultura | Laicidade | prática docente | religiosidade | Sociologia da Educação

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar a gênese das disposições de cultura de docentes do Ensino Fundamental II acerca da religião no Estado de São Paulo. A proposta é participar da construção de um quadro interpretativo internacional sobre a ação docente, avaliando as referências e argumentos disposicionais que são mobilizados pelos/as professores/as na gestão de conflitos que envolvam a temática religiosa. A pesquisa situa-se na área de Sociologia da Educação, utilizando como aportes as noções de socialização, configuração e disposições híbridas de habitus. Ademais, este estudo terá como base o debate sobre laicidade estatal, utilizando referências teóricas brasileiras e internacionais. Parte-se do pressuposto de que algumas características culturais e disposicionais dos/as brasileiros/as, a saber suas disposições híbridas de habitus, servem como um operador analítico das articulações de recursos mediadores de suas ações e discursos. Levando em conta uma configuração sociocultural específica, no caso a brasileira, a gênese da prática docente será analisada a partir de uma perspectiva processual e relacional onde a conformação de aspectos históricos, valorativos, individuais e estruturais se conjugariam ora em tensão ora em sinergia. Para analisar a questão será fundamental realizar levantamentos sobre o debate atual acerca da laicidade no Brasil, sua historicidade e particularidade, bem como fazer observações da prática docente e entrevistas em profundidade com professores/as.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIELA VALENTE; ADRIANA SANTIAGO ROSA DANTAS. PRÁTICAS DOCENTES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA. Cad. Pesqui., v. 51, . (19/09919-3, 15/22243-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VALENTE, Gabriela Abuhab. As práticas docentes e a questão religiosa: elementos de comparação entre Brasil e França. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.