Busca avançada
Ano de início
Entree

A nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação da educação superior: o caso da UFSCar

Processo: 17/21393-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:José Carlos Rothen
Beneficiário:José Carlos Rothen
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Géssica Priscila Ramos ; Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
Assunto(s):Avaliação  Política educacional  Performatividade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Nova gestão pública | Performatividade | Políticas educacionais

Resumo

O projeto de pesquisa tem como tema a Nova Gestão Pública (NGP) nas Instituições de Ensino Superior, enquanto instrumento que visa a performatividade, cuja centralidade está na regulação e avaliação de desempenhos. Elegeu-se a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) como instituição representativa para o estudo que tem como objetivo geral analisar as políticas institucionais da UFSCar e suas repercussões nas práticas de avaliação e gestão com base nos processos atuais de reconfiguração das políticas e procedimentos de avaliação e de regulação da educação superior brasileira, bem como sua relação com os meios de supervisão estatal, no âmbito do Reuni. Serão tomados como objeto de análise os mecanismos de controle, tendo como referência a performatividade. Trata-se, portanto, de um estudo de caso em que serão utilizados levantamento bibliográfico, documental e entrevistas semiestruturadas com agentes institucionais responsáveis pelos órgãos incumbidos da produção e organização de indicadores de performatividade, bem como os dirigentes encarregados da implementação de contratos de gestão. Os dados serão categorizados, triangulados e analisados com base em conceitos teóricos e estudos que vêm sendo desenvolvidos pela Rede Universitas. Esta investigação está associada à pesquisa "Direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção" proposta pela rede Universitas que congrega pesquisadores de diversas instituições brasileiras. Espera-se que os resultados alcançados ampliem o conhecimento a respeito da articulação entre a administração burocrática e a nova gestão pública na gestão das Instituições Federais de Educação Superior. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOSÉ CARLOS ROTHEN; GÉSSICA PRISCILA RAMOS; REGILSON MACIEL BORGES; ANA PAULA SILVEIRA; MARIA CRISTINA DA SILVEIRA GALAN FERNANDES. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): articulações com a nova gestão pública. Educ. Pesqui., v. 48, . (17/21393-1)