Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um ensaio para determinacao da capacidade antioxidante de produtos naturais atraves da quimiluminescencia do luminol.

Processo: 98/05445-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1998
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2000
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Joséf Wilhelm Baader
Beneficiário:Erick Leite Bastos
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antioxidantes   Luminol   Quimiluminescência   Piperaceae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antioxidantes | Indices Antioxidantes | Luminol | Piperaceae | Quimiluminescencia

Resumo

O efeito de antioxidantes sobre a intensidade da quimiluminescência do luminol induzida por radicais livres tem sido utilizado para monitorar níveis de reatividade e potencial antioxidante em misturas complexas como extratos vegetais ou fluidos biológicos. Diferentes índices (TRAP, TAR e ORAC) tem sido propostos para quantificar e algumas vezes qualificar antioxidantes presentes em uma amostra. A adição de antioxidantes ao sistema luminol resulta em uma modificação do perfil da curva de emissão quimiluminescente, devido ao seqüestro, pelos antioxidantes, dos radicais livres formados no sistema. Desta mudança da cinética de emissão pode-se obter informações com respeito à quantidade de antioxidante presente na amostra e a sua reatividade. Por outro lado, o estudo fitoquímico de espécies da família Piperaceae obteve como resultado substâncias cuja estrutura e funcionalidade indicam para uma possível atividade antioxidante. Em especial o componente majoritário da Photomorphe umbellata, o 4-nerolidilcatecol originou diversos estudos sobre sua aplicação enquanto agente antioxidante. Neste Projeto de Mestrado será desenvolvido um ensaio baseado na quimiluminescência do luminol para a determinação do potencial antioxidante de extratos de plantas e produtos naturais. Primeiramente será testado se um sistema experimental simplificado em relação aos encontrados na literatura leva à obtenção de índices antioxidantes viáveis para em seguida, realizar o estudo sistemático de espécies da família Piperaceae. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASTOS‚ E.L.; CISCATO‚ L.F.M.L.; BARTOLONI‚ F.H.; CATALANI‚ L.H.; BAADER‚ W.J.. Studies on PVP hydrogel-supported luminol chemiluminescence: 1. Kinetic and mechanistic aspects using multivariate factorial analysis. LUMINESCENCE, v. 22, n. 2, p. 113-125, . (01/07477-0, 98/05445-9, 00/06652-0)
BASTOS‚ E.L.; CISCATO‚ L.F.M.L.; BARTOLONI‚ F.H.; CATALANI‚ L.H.; ROMOFF‚ P.; BAADER‚ W.J.. Studies on PVP hydrogel-supported luminol chemiluminescence: 2. Luminometer calibration and potential analytical applications. LUMINESCENCE, v. 22, n. 2, p. 126-133, . (01/07477-0, 98/05445-9, 00/06652-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASTOS, Erick Leite. Desenvolvimento de um ensaio para determinação da capacidade antioxidante de produtos naturais através da quimiluminescência do luminol. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.