Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Trajetórias tecnológicas da indústria de telefonia móvel: um exame prospectivo de tecnologias emergentes

Texto completo
Autor(es):
Celso Neris Jr. ; José Ricardo Fucidji ; Rogério Gomes
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Economia e Sociedade; v. 23, n. 2 Aug. 2014.
Área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Assunto(s):Telefonia móvel   Divisão internacional do trabalho
Resumo

A indústria de telequipamentos, em especial a de telefonia móvel, passou por transformações importantes nos últimos anos. A estrutura e as fronteiras do mercado foram modificadas pela introdução de inovações de produtos por empresas que há pouco atuavam em outros setores do complexo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Este estudo procura descrever este processo, analisando três aspectos da indústria: (i) as trajetórias tecnológicas, (ii) o surgimento de novas tecnologias e (iii) a inserção de novos atores na produção internacional de conhecimento. Para fazê-lo, o trabalho revisa a literatura sobre inovações nesta indústria para, a seguir, identificar, descrever e avaliar os atores e as tecnologias promissoras. Definida uma amostra de novas tecnologias, o trabalho sistematiza suas características e procede à análise bibliométrica de três delas - protocolo de internet (IPv6), rede sem fio (802.11n) e transmissão de dados a curta distância (NFC). Além de estabelecer a metodologia adotada como um interessante instrumento de prospecção tecnológica, os resultados encontrados permitem duas conclusões principais. A primeira aponta que as oportunidades abertas pelo surgimento de novas trajetórias desencadearam um processo que está permitindo a entrada de novos atores, especialmente de empresas vindas de outras atividades no campo das TICs e que tornam imprecisas as fronteiras dos mercados e alteram o desempenho e a estratégia de empresas já consolidadas e líderes do setor. A segunda sugere que os EUA buscam recuperar a hegemonia perdida e que a Ásia está definitivamente inserida na produção de conhecimento científico-tecnológico relevante nesta indústria. (AU)

Processo FAPESP: 09/53938-0 - Estratégia e dinâmica tecnológicas no setor de telequipamentos: um exame de novas tecnologias e identificação de tendências
Beneficiário:Celso Pereira Neris Junior
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica