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(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Nível de pressão sonora em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Texto completo
Autor(es):
Peixoto, Priscila Vendramini [1] ; Nabuco de Araujo, Marco Antonio [2] ; Kakehashi, Tereza Yoshiko [1, 3] ; Pinheiro, Eliana Moreira [1]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Fed Sao Paulo, Escola Paulista Enfermagem, Sao Paulo - Brazil
[2] Inst Nacl Metrol Normalizacao Qualidade Ind INMET, Sao Paulo - Brazil
[3] Escola Terapias Orientais Sao Paulo, Sao Paulo - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45, n. 6, p. 1308-1313, DEC 2011.
Citações Web of Science: 0
Resumo

Os objetivos deste estudo foram verificar o nível de pressão sonora (NPS) de duas salas de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e identificar as suas fontes. É uma pesquisa quantitativa, descritiva, conduzida em duas salas de UTIN de hospital universitário de São Paulo - SP, Brasil. Registros de NPS foram realizados por três dosímetros, totalizando 261 horas de mensuração. Obteve-se 48 horas de registros das fontes que produzem ruídos. Os resultados indicam elevados níveis de pressão sonora nos dois ambientes. Os maiores níveis de Leq foram 71,0 dBA na sala A e 68,0 dBA na sala B. As principais fontes de ruído encontradas nas duas unidades foram ruído no corredor, trânsito e conversa entre os profissionais. Os resultados revelam que os NPS das salas da UTIN estão distantes dos recomendados pelos órgãos regulamentadores. Foi desenvolvido um protocolo e implementado um programa educativo, visando à redução dos níveis de pressão sonora. (AU)

Processo FAPESP: 08/50874-9 - A promoção da saúde ambiental da unidade de terapia intensiva neonatal para a segurança e humanização do cuidado ao neonato e família
Beneficiário:Eliana Moreira Pinheiro
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular