Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Adaptação aberta: verificação do desempenho RITE e RITA

Texto completo
Autor(es):
Capoani Garcia Mondelli, Maria Fernanda [1] ; Garcia, Tatiana Manfrini [2] ; Tokuhara Hashimoto, Fabiana Midori [2] ; Rocha, Andressa Vital [2]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, FOB, Fac Odontol Bauru, Bauru, SP - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, FOB, Fac Odontol Bauru, Phonoaudiol, Bauru, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology; v. 81, n. 3, p. 270-275, MAY-JUN 2015.
Citações Web of Science: 0
Resumo

OBJETIVO: Estudo clínico prospectivo para verificar as adaptações RITE e RITA por meio da mensuração in situ da percepção da fala e satisfação dos usuários. MÉTODO: Estudo aprovado pelo CEP (Processo no 027/2011). Foram avaliados 20 indivíduos maiores de 18 anos com diagnóstico audiológico de perda auditiva sensorioneural descendente bilateral de graus leve e moderado. Os indivíduos foram divididos em dois grupos, onde o G1 (grupo 1) foi adaptado com AASI open-fit com receptor no próprio aparelho (RITA) e o G2 (grupo 2) foi adaptado com AASI open-fit com receptor no canal (RITE). Foi realizada a medida com microfone-sonda para verificação do ganho e saída do AASI e avaliação da percepção da fala com Hearing in Noise Test (HINT), sem e com AASI. Após um período de seis semanas de uso sem interrupções, o individuo retornou para acompanhamento e respondeu ao questionário SADL (Satisfaction with Amplification in Daily Life Scale) e realizou o HINT. RESULTADOS: Os grupos apresentaram melhores resultados no teste de reconhecimento da fala com presença de ruído. CONCLUSÃO: Os grupos 1 e 2 apresentaram satisfação com o uso do AASI e melhora no reconhecimento de fala nas situações de silêncio e ruído com o uso de AASI. (AU)

Processo FAPESP: 11/01454-0 - Verificação do desempenho das adaptações RITE e RITA
Beneficiário:Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular