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Avaliação de serviços de atenção básica: atualização e validação do instrumento QualiAB

Texto completo
Autor(es):
Thais Fernanda Tortorelli Zarili
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Botucatu. 2015-12-10.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Elen Rose Lodeiro Castanheira
Resumo

A Atenção Primária à Saúde (APS) tem papel estratégico na construção de um sistema de saúde universal. A qualidade dos serviços representa hoje um dos grandes desafios a ser enfrentado pela APS, o que coloca em destaque a realização de pesquisas de avaliação e monitoramento da qualidade, como parte do campo da gestão e planejamento em saúde. O Questionário QualiAB é um instrumento que avalia a organização do processo de trabalho por meio de indicadores de assistência e gerenciamento de unidades de APS. Foi desenvolvido e aplicado em 2007 e reaplicado em 2010 no estado de São Paulo. Embora tenha demonstrado confiabilidade e validade, requer atualizações periódicas comprometidas com o contínuo incremento da qualidade. Os objetivos desse trabalho consistem em apresentar uma análise comparativa das aplicações anteriores do instrumento e descrever e analisar o processo de atualização e validação desse instrumento tendo como produto uma versão atualizada e validada para aplicação nacional. A metodologia é composta por etapas sequenciais e iterativas: análise comparativa feita por variação percentual, teste do qui-quadrado de tendência para os indicadores e teste de mediana para o conjunto de unidades; para a atualização de questões, critérios, padrões e indicadores, houve revisão por pares para definir uma versão preliminar, pré-teste em 30 serviços escolhidos; nova revisão com obtenção de uma segunda versão a qual foi sumetida à consulta por grupo de especialistas e aplicação piloto em uma região do interior do estado de São Paulo; análise dos dados para definição da versão para aplicação nacional. Como resultados obteve-se na análise comparativa das aplicações anteriores 5 indicadores de Gerência e 17 de Assistência, assim como o conjunto de unidades respondentes obtiveram nível de significância maiores que 0,05. Para atualização do questionário, inicialmente um... (AU)