Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise de tensões e deslocamentos em peças cilíndricas de madeira devido à retração

Texto completo
Autor(es):
Nilson Tadeu Mascia
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: MATERIA-RIO DE JANEIRO; v. 20, n. 1, p. 32-46, Mar. 2015.
Resumo

A retração na madeira pode ser analisada sob o ponto de vista de sua influência em tensões, deformações e deslocamentos, presentes nas estruturas. Essa retração pode ser computada como parcela nas relações tensão-deformação, considerando-se nessa análise uma peça de madeira em forma de tronco cilíndrico sem forças externas, num sistema de coordenadas cilíndricas. Devido à simetria radial o campo de deslocamentos é função do raio e o deslocamento na direção angular é nulo. Considerando-se também que a deformação longitudinal seja constante, as deformações são escritas em função dos coeficientes de deformação reduzida e de um coeficiente associado denominado de k, apresentados por Lekhnitskii, os quais dependem das propriedades de elasticidade do material. Com isso a equação diferencial que rege esse problema é função dos coeficientes de deformação e consequentemente da retração. Para exemplificar o uso da equação regente do problema e consequente determinação de tensões nas direções radial e tangencial e deslocamentos radiais foram utilizados os coeficientes de elasticidade da espécie de madeira Pinus caribaeaobtidos em procedimento experimental auxiliar. De um modo geral, os resultados mostraram a importância de se verificar a influência da retração no estado de tensão radial e tangencial e nos deslocamentos radiais em peças de madeira. (AU)

Processo FAPESP: 97/02710-0 - Sobre as propriedades de elasticidade, considerando a anisotropia cilíndrica e de resistência na madeira na tração paralela
Beneficiário:Nilson Tadeu Mascia
Linha de fomento: Bolsas no Exterior - Pesquisa