Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Comprometimento cognitivo em indivíduos com baixo nível educacional e homogêneo contexto sociocultural

Texto completo
Autor(es):
Sonia Maria Dozzi Brucki [1] ; Ricardo Nitrini [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of São Paulo - Brasil
[2] University of São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Dement. Neuropsychol.; v. 8, n. 4, p. 345-350, 2014-12-00.
Resumo

Estudos de prevalência de demência e de comprometimento cognitivo em diferentes culturas e ambientes são necessários. OBJETIVO: Verificar a prevalência de comprometimento cognitivo e demência numa população rural homogênea de áreas alagadas da bacia Amazônica. MÉTODOS: Entrevistamos 163 indivíduos e avaliação neurológica, cognitiva e funcional. Foram classificados em dementados e comprometimento cognitivo sem demência (CCSD). RESULTADOS: Comprometimento cognitivo foi observado em 11,4% (n=18 indivíduos). Dez deles foram diagnosticados como CCSD e oito com demência. A taxa de prevalência foi de 4,9% em sujeitos com idade igual ou superior a 50 anos e 6,1% de CCSD. Considerando-se somente os idosos (>64 anos) a prevalência foi de 12,3% para demência e 7,7% para CCSD. CONCLUSÃO: nesta população homogênea nós observamos uma prevalência de demência similar a outros estudos em nosso país e em outros desenvolvidos e em desenvolvimento. (AU)

Processo FAPESP: 01/02921-9 - Avaliacao clinica e neurologica de individuos adultos da reserva de desenvolvimento sustentavel mamiraua (amazonas).
Beneficiário:Ricardo Nitrini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular