Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Cromito de lantânio: material para interconectores de células a combustível de óxido sólido - uma revisão

Texto completo
Autor(es):
L. F. G. Setz ; S. R. H. Mello-Castanho ; M. R. Morelli
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cerâmica; v. 61, n. 357, p. 60-70, Mar. 2015.
Resumo

O cromito de lantânio (LaCrO3) é um material cerâmico sintético, que apresenta como principais características boa condutividade elétrica em altas temperaturas (> 800 °C), estabilidade química e física em atmosferas oxidantes e redutoras e, significativa atividade catalítica quando na forma de pós. Estas características o tornam atrativo para diversas aplicações de interesse tecnológico, como catalisadores, resistências para fornos de alta temperatura e geração de energia elétrica, sendo que nesse campo é potencialmente o material mais adequado para utilização como interconector em células a combustível de óxido sólido (Solid Oxide Fuel Cell - SOFC). As características intrínsecas, propriedades e técnicas de processamento do cromito de lantânio são consideradas neste trabalho por meio de uma revisão dos principais estudos relatados ao longo dos últimos 40 anos. (AU)

Processo FAPESP: 09/54851-6 - Processamento coloidal para produção de membranas cerâmicas assimétricas pela técnica de calandragem
Beneficiário:Luiz Fernando Grespan Setz
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 13/09329-5 - Desenvolvimento de materiais para enxertia óssea por processamento coloidal
Beneficiário:Luiz Fernando Grespan Setz
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular