Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Mortalidade por doença meningocócica no Município de São Paulo, Brasil: características e preditores

Texto completo
Autor(es):
Eliana Tiemi Masuda [1] ; Telma Regina Marques Pinto Carvalhanas [2] ; Rachel Maria Borelli Paradella Fernandes [3] ; Silvana Tadeu Casagrande ; Paula Suzuki Okada [5] ; Eliseu Alves Waldman [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública - Brasil
[2] Secretaria de Estado da Saúde. Centro de Vigilância Epidemiológica Alexandre Vranjac - Brasil
[3] Secretaria de Saúde do Município de São Paulo. Centro de Prevenção e Controle de Doenças - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública - Brasil
[6] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 31, n. 2, p. 405-416, 2015-02-00.
Resumo

O estudo objetiva descrever a magnitude, as características da mortalidade e da letalidade por doença meningocócica e investigar preditores de óbito por essa causa, no Município de São Paulo, Brasil, de 1986 a 2004. Utilizou-se a regressão logística múltipla não condicional para a investigação dos preditores de óbitos. Foram estudados 10.087 casos de doença meningocócica no município. A taxa anual média de mortalidade foi de 1,0/100 mil habitantes/ano, variando de 0,2 a 1,8; a letalidade foi de 20,5% com grandes diferenças segundo idade, sorogrupo e tipo de hospital. Os preditores de óbito por doença meningocócica foram idade, especialmente as faixas etárias de um a dois anos e de 40 anos ou mais e o sorogrupo W. Os resultados obtidos podem contribuir para a elaboração de políticas públicas com foco na organização da assistência hospitalar e elaboração de protocolos que promovam a maior efetividade do tratamento e a aplicação de estratégias de vacinação que diminuam a incidência nos grupos de maior risco para óbito por doença meningocócica. (AU)

Processo FAPESP: 02/08956-1 - Emergencia do complexo et-5 da neisseria meningitidis b:4:p1.15 e seu impacto no comportamento da doenca meningococica no municipio de sao paulo, 1986-2000.
Beneficiário:Eliseu Alves Waldman
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular