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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aprender Brincando: Ecoar e Tatear na Ampliação do Repertório Verbal de Bebês

Texto completo
Autor(es):
Thaise Löhr [1] ; Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 25, n. 60, p. 77-84, 2015-04-00.
Resumo

Referir-se ao objeto ou evento dizendo o nome correspondente é uma importante aquisição na aprendizagem do comportamento verbal. A relação entre o nome falado e seu referente, denominada tato, é considerada imprescindível na ampliação de repertórios verbais das crianças. Este trabalho teve por objetivo ensinar a tatear a quatro crianças acolhidas judicialmente, com reduzida exposição à estimulação verbal e com idades entre 26 e 29 meses. O procedimento introduziu características de brincadeira no ensino do tato, e do repertório requisito que era a emissão de reposta ecoica, em procedimentos empregados no ensino de repertório verbal para crianças com atraso de linguagem. Todas as crianças aprenderam a tatear (e ecoar). O procedimento foi eficaz para incrementar o repertório de ecoar e promover a aquisição do repertório de tatear. Os resultados confirmam a literatura que considera a aprendizagem de repertório ecoico como requisito na aquisição do tato. (AU)

Processo FAPESP: 08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático