Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Regras de prioridade eficientes que exploram características do Job Shop Flexível para a minimização do atraso total

Texto completo
Autor(es):
Everton Luiz de Melo ; Débora Pretti Ronconi
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Production; v. 25, n. 1, p. 79-91, Mar. 2015.
Resumo

Este trabalho aborda o ambiente de produção Job Shop Flexível (JSF), extensão do problema NP-Difícil Job Shop. O JSF envolve um conjunto de jobs compostos por operações e cada operação deve ser processada em uma das máquinas habilitadas. O critério considerado é a minimização do atraso total. Inicialmente são identificadas características relacionadas à flexibilidade do sistema de produção, mais especificamente às máquinas habilitadas por operação e aos seus tempos de processamento. A seguir são propostas novas regras que exploram tais características e que são capazes de antever estados futuros do sistema. São realizados experimentos computacionais com 600 instâncias. Comparações com regras da literatura mostram que a melhor heurística proposta supera a melhor regra conhecida em 81% das instâncias. (AU)

Processo FAPESP: 10/10133-0 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes e programação da produção, e suas integrações em contextos industriais e logísticos
Beneficiário:Reinaldo Morabito Neto
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Temático
Processo FAPESP: 13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria
Beneficiário:José Alberto Cuminato
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão - CEPIDs