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(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O conhecimento da contracepção de emergência afeta seu uso entre adolescentes do Ensino Médio do Brasil?

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Autor(es):
do Nascimento Chofakian, Christiane Borges [1] ; Vilela Borges, Ana Luiza [1] ; Sayuri Sato, Ana Paula [2] ; Alencar, Gizelton Pereira [2] ; dos Santos, Osmara Alves [1] ; Fujimori, Elizabeth [1]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Escola Enfermagem, Av Dr Eneas de Carvalho Aguiar 419, BR-05403000 Sao Paulo, SP - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, Fac Saude Publ, Sao Paulo - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 32, n. 1 JAN 2016.
Citações Web of Science: 3
Resumo

Resumo O objetivo do trabalho foi testar como o conhecimento da anticoncepção de emergência, na presença da idade de iniciação sexual, tipo de escola e conhecer alguém que já usou a anticoncepção de emergência, influencia no uso deste método. Estudo transversal realizado com uma amostra probabilística com estudantes de 15-19 anos, matriculados no Ensino Médio de escolas públicas e privadas em uma cidade de porte médio do Sudeste do Brasil (n = 307). Os dados foram coletados em 2011, por meio de um questionário autoadministrado. Modelo de equações estruturais foi usado para análise de dados. Considerando a idade de iniciação sexual e o tipo de escola, o conhecimento da anticoncepção de emergência não foi associado com o seu uso, no entanto, conhecer alguém que já tinha usado o método mostrou um efeito médio significativo no uso da anticoncepção de emergência. Parece que as conversas a respeito do uso da anticoncepção de emergência nas relações sociais, como o grupo de pares, têm maior influência sobre a utilização do método do que o próprio conhecimento, situação econômica ou experiência sexual. (AU)

Processo FAPESP: 10/14228-5 - Conhecimento e uso da anticoncepção de emergência entre adolescentes estudantes do ensino médio do município de Arujá, São Paulo
Beneficiário:Christiane Borges Do Nascimento Chofakian
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado