Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Dificuldades de transição alimentar em crianças prematuras: revisão crítica de literatura

Texto completo
Autor(es):
Pagliaro, Carla Lucchi [1] ; Buehler, Karina Elena Bernardis [2] ; Ibidi, Silvia Maria [3] ; Olivan Limongi, Suelly Cecilia [1]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Fac Med, Dept Speech Therapy & Audiol Phys Therapy & Occup, Sao Paulo, SP - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, Univ Hosp, Sect Speech Therapy & Audiol, Sao Paulo, SP - Brazil
[3] Univ Sao Paulo, Univ Hosp, Sect Neonatol, Sao Paulo, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Jornal de Pediatria; v. 92, n. 1, p. 7-14, JAN-FEB 2016.
Citações Web of Science: 4
Resumo

RESUMO OBJETIVO: Analisar a literatura científica sobre alterações alimentares em crianças prematuras durante os primeiros anos de vida. FONTE DOS DADOS: A base de dados do Pubmed foi a precursora para a seleção dos artigos. Os textos foram analisados quanto aos seus objetivos, desenhos da pesquisa e características do grupo pesquisa e foram selecionados os seguintes temas para compor os critérios: (1) publicações de 1996 a 2014; (2) participação de bebês e crianças, do nascimento até os 10 anos; (3) desenvolvimento das habilidades motoras orais necessárias para a alimentação; (4) desenvolvimento do processo de alimentação e (5) dificuldades alimentares durante a infância. SÍNTESE DOS DADOS: Foram identificados 282 estudos, 17 foram usados e cinco artigos foram identificados por meio da lista de referência bibliográfica dos artigos selecionados, totalizando 22 referências bibliográficas. CONCLUSÃO: A revisão permitiu concluir que recém-nascidos pré-termo muito baixo peso (RNPTMBP) são mais propensos a apresentar problemas de alimentação nos estágios iniciais pós-natal e durante a infância quando comparados com crianças a termo. O monitoramento da alimentação após a alta hospitalar é estritamente recomendado em um programa de intervenção precoce com vistas ao melhor desenvolvimento das habilidades alimentares. (AU)

Processo FAPESP: 13/13734-2 - Transição alimentar em crianças pré-termo
Beneficiário:Carla Lucchi Pagliaro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado