Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Espécies arbóreas de Papilionoideae (Leguminosae) na região noroeste do estado de São Paulo, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Milena Ventrichi Martins ; Osmar Cavassan ; Ana Maria Goulart de Azevedo Tozzi ; Ingrid Koch
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rodriguésia; v. 67, n. 1, p. 85-104, Mar. 2016.
Resumo

Neste estudo foram coletados os indivíduos arbóreos e arbustivos da subfamília Papilionoideae na região noroeste do estado de São Paulo, Sudeste do Brasil. A área possui a vegetação mais fragmentada do Estado e é ainda pouco conhecida quanto à composição da flora. Foram registradas 19 espécies arbóreas de Papilionoideae reunidas em 11 gêneros e três tribos. As tribos mais representativas foram Sophoreae, com Bowdichia, Leptolobium, Myroxylon, Ormosia e Sweetia, e Dalbergieae com Andira, Centrolobium, Machaerium e Platypodium, enquanto Dipterygeae foi representada por Dipteryx e Pterodon. O gênero com maior número de espécies foi Machaerium, com oito, seguido por Leptolobium, com duas. Os demais gêneros foram representados por uma espécie cada. Os dados de distribuição das espécies apontam para uma flora regional composta por espécies com ampla distribuição no domínio Cerrado, do Brasil central, e espécies que ocorrem prioritariamente no domínio de Mata Atlântica, no Brasil oriental. Chaves para identificação, descrições e ilustrações dos táxons encontrados são apresentadas. (AU)

Processo FAPESP: 07/53885-9 - Leguminosas arbustivas e arbóreas de fragmentos florestais remanescentes no Noroeste paulista
Beneficiário:Milena Ventrichi Martins
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado