Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Treino e manutenção de correspondência em autorrelatos de crianças com e sem história de fracasso escolar

Texto completo
Autor(es):
Mariéle Diniz Cortez ; Julio Cesar de Rose ; Tathianna Amorim Souza Montagnoli
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta comport.; v. 21, n. 2, p. 139-157, 2013.
Resumo

Este estudo investigou a correspondência do relato de crianças com e sem histórico de fracasso escolar sobre seus desempenhos em leitura em função do aumento da dificuldade da tarefa e verificou os efeitos do treino de correspondência (reforçamento contínuo e intermitente) no estabelecimento e manutenção de autorrelatos precisos. Participaram quatro crianças com fracasso escolar e quatro crianças sem fracasso escolar. "Fazer" consistiu em ler em voz alta uma palavra apresentada no computador e "Dizer" em relatar se a leitura foi ou não correta após o feedback do computador. Sessões na ausência de contingência para o relato verificaram a frequência de relatos correspondentes em função do aumento da dificuldade da tarefa. Em seguida, realizaram- se sessões de treino de correspondência com reforço contínuo (CRF) e intermitente (VR2, VR3 e VR6) para relatos correspondentes. Por fim, avaliou-se se os relatos correspondentes foram mantidos na ausência de contingências diferenciais. Não foram observadas diferenças acentuadas nos níveis de correspondência entre as crianças com e sem fracasso escolar. O treino produziu relatos correspondentes que foram mantidos tanto na fase de reforçamento intermitente quanto na condição de extinção. O erro pareceu ser variável relevante para a correspondência do relato, independentemente da presença ou ausência de fracasso escolar. (AU)

Processo FAPESP: 07/57574-8 - Manutenção do auto-relato acurado de erros após o treino de correspondência
Beneficiário:Tathianna Amorim Souza Montagnoli
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 06/54261-6 - Correspondencia entre dizer e fazer: efeitos da historia de fracasso escolar e condicoes favorecedoras.
Beneficiário:Mariéle de Cássia Diniz Cortez
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Temático