Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Transparência e a governança das águas

Texto completo
Autor(es):
VANESSA LUCENA EMPINOTTI [1] ; PEDRO ROBERTO JACOBI [2] ; ANA PAULA FRACALANZA [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal do ABC - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. PROCAM. Instituto de Energia e Ambiente - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estudos avançados; v. 30, n. 88, p. 63-75, 2016-12-00.
Resumo

RESUMO Este artigo apresenta e discute como o conceito de gestão da transparência é considerado na área de recursos hídricos e qual a sua contribuição dentro da perspectiva neoliberal de práticas públicas. Para fundamentar tal discussão, analisa-se como a transparência se transformou em um indicador de qualidade da prática da governança da água. Por fim, o artigo provoca os leitores a refletirem sobre como a disponibilização de informações pode indicar não apenas mais uma prática de controle de governo, mas também como a falta de dados ou dados de má qualidade podem reorientar ações e contribuir na desigualdade de acesso e distribuição da água nos países. (AU)

Processo FAPESP: 13/50537-0 - The invention of "Blue Gold": from grassroots mobilizations for water to the internationalization of environmental policies: a multilevel analysis
Beneficiário:Pedro Roberto Jacobi
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular