Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O nexo água, energia e alimentos no contexto da Metrópole Paulista

Texto completo
Autor(es):
LEANDRO LUIZ GIATTI ; PEDRO ROBERTO JACOBI ; ANA KARINA MERLIN DO IMPERIO FAVARO ; VANESSA LUCENA EMPINOTTI
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estudos avançados; v. 30, n. 88, p. 43-61, Dez. 2016.
Resumo

RESUMO Em face do contexto de contingências e interdependências inerentes ao desenvolvimento sustentável, emerge a recente abordagem do nexo de compensações e/ou possíveis sinergias nas demandas e provimentos de água, energia e alimentos, ao que se dirige este texto enquanto uma contribuição conceitual e ensaio de aplicação e problematização, enfocando o recorte territorial da Macrometrópole Paulista. Nesta análise, pautamos desafios de aplicabilidade do nexo quanto a escalas espacial e temporal e a questão da governança. Sendo o território macrometropolitano marcado pela escassez hídrica, esse território permite vislumbrar essas questões desafiadoras do nexo. Conclui-se quanto ao poder da abordagem do nexo como contribuição ao desenvolvimento sustentável e que, a perspectiva de sua governança conecta-se com a perspectiva necessária de reflexividade. (AU)

Processo FAPESP: 13/50537-0 - The invention of "Blue Gold": from grassroots mobilizations for water to the internationalization of environmental policies: a multilevel analysis
Beneficiário:Pedro Roberto Jacobi
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 15/50132-6 - Resiliência e vulnerabilidade quanto ao nexo urbano de alimentos, água, energia e ambiente (ResNexus)
Beneficiário:Leandro Luiz Giatti
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Temático