Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A Fundação do JEAB e o Isolamento Histórico da Análise do Comportamento

Texto completo
Autor(es):
Robson Nascimento da Cruz [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia : Teoria e Pesquisa; v. 32, n. 3 2017-05-18.
Resumo

RESUMO A ocupação de lugares acadêmicos e institucionais denota a expansão da Análise do Comportamento, entre as décadas de 1940 e 1950. Todavia, é a partir desse momento que a imagem de isolamento da ciência skinneriana é difundida entre adeptos e críticos da área. Neste artigo, esse ambíguo cenário foi analisado por meio do exame histórico da fundação do primeiro periódico da Análise do Comportamento: o Journal of the Experimental Analysis of Behavior (JEAB). O argumento apresentado é de que a fundação do JEAB denota episódio emblemático de um fenômeno perene na história da Análise do Comportamento, a saber, sua ininterrupta expansão institucional e científica seguida de sua crescente representação de isolamento na comunidade científica (AU)

Processo FAPESP: 15/00514-0 - Para além do heroísmo e da comemoração: as transformações do gênero biográfico e autobiográfico na historiografia da psicologia contemporânea
Beneficiário:Robson Nascimento da Cruz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado