Busca avançada
Ano de início
Entree


Tornar-se professor(a) na rede estadual de ensino de São Paulo: praticas de contratação e condição docente (1985-2013)

Texto completo
Autor(es):
Juliana Regina Basilio
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Ana Maria Fonseca de Almeida; Belmira Amelia de Barros Oliveira Bueno; Graziela Serroni Perosa; Maria Alice de Lima Gomes Nogueira; Mauricio Ernica
Orientador: Ana Maria Fonseca de Almeida
Resumo

A pesquisa teve em vista contribuir para o entendimento sobre a produção e reprodução das desigualdades educacionais na educação básica. Para isso, baseou-se em um estudo sobre a socialização profissional dos professores da rede estadual de ensino de São Paulo. Numa perspectiva inspirada em Bourdieu e seus colaboradores, procurou-se compreender as disposições profissionais dos professores como resultado do encontro entre sua história individual, que é também a história de seu grupo social, e a história da instituição escolar. O texto está estruturado em três partes. A primeira examina o lugar ocupado pela rede estadual no sistema de ensino paulista, por meio do estudo da configuração atual do mercado de trabalho para professores da educação básica no estado de São Paulo. A partir de um conjunto de informações sobre o número de escolas e matrículas de alunos nas redes públicas (estaduais, municipais, federal) e na rede privada; dos contratos de trabalho de professores da rede estadual, submetidos à análise geométrica de dados; e do IDHM de bairros, subprefeituras e municípios produzidos pelo PNUD, esse mercado é construído como um espaço social. A segunda parte, com base em entrevistas realizadas com um grupo de dezoito professores e em duzentos e dezoito questionários respondidos por professores que atuam nas diferentes redes de ensino, revela como se dá o encontro entre indivíduos ¿ professores ¿, os postos de trabalho nesse mercado, examinando a sua socialização profissional e problematizando suas experiências iniciais nas escolas. Por fim, também com base nessas entrevistas e questionários, a terceira parte mostra como as oportunidades de emprego e as condições de trabalho dos professores estão relacionadas à construção de carreiras docentes na educação básica nas quais podem ocorrer tanto processos de profissionalização quanto de desprofissionalização. Ao final, os resultados apontam que: (i) grande parte dos professores dá início à sua carreira na rede estadual, em grande parte por meio de contratos de trabalho temporários de diferentes tipos; (ii) as experiências iniciais nas escolas estaduais, sobretudo quando reguladas por esses contratos temporários, são marcadas por situações que colaboram para a desprofissionalização dos professores; (iii) nas etapas seguintes da carreira, os professores buscam, nas várias redes de ensino que compõem o mercado de trabalho da educação básica paulista, espaços de atuação profissional (AU)

Processo FAPESP: 14/06025-8 - Tornar-se professor na rede estadual de ensino de São Paulo: práticas de contratação e condição docente (1985-2013)
Beneficiário:Juliana Regina Basilio
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado