Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Do governo à governança: permeabilidade do estado a lógicas privatizantes na educação

Texto completo
Autor(es):
Zara Figueiredo Tripodi ; Sandra Zákia Sousa
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cad. Pesqui.; v. 48, n. 167, p. -, Mar. 2018.
Resumo

RESUMO: Apresenta-se a noção de permeabilidade como categoria analítica que auxilia o exame de dinâmicas de privatização presentes em iniciativas atuais na educação básica. O conceito de permeabilidade refere-se aqui à natureza de padrões relacionais forjádos na implementação de políticas educacionais. Assim, examinam-se dois movimentos que se realizam concomitantemente: de um lado, iniciativas do poder público de assimilar e adaptar conhecimentos desenvolvidos no setor privado; de outro, a transferência de prestação de serviços públicos para instituições privadas. Sistematizam-se aportes da literatura que contribuem para a compreensão da ampla gama de regimes de regulação. À luz desses subsídios, são mencionadas iniciativas que ilustram alterações nos modos de gerenciar e prover a educação básica. (AU)

Processo FAPESP: 15/14405-8 - Locais de governança na educação infantil: estudo exploratório dos modos de oferta explicitados nos planos municipais de educação 2015-2025 das capitais brasileiras
Beneficiário:Maria Do Rosario Figueiredo Tripodi
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado