Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Da ‘Ginástica para a juventude’ a ‘A ginástica alemã’: observações acerca dos primeiros manuais alemães de ginástica

Texto completo
Autor(es):
Evelise Amgarten Quitzau [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Bras. Ciênc. Esporte; v. 37, n. 2, p. 111-118, 2015-06-00.
Resumo

A passagem do século XVIII para o XIX se apresenta como um momento importante na constituição do que hoje conhecemos como educação física, pois é nesse período que as primeiras sistematizações dos exercícios físicos começam a ser formuladas e publicadas em diferentes manuais de ginástica. Na Alemanha, dois manuais tiveram grande destaque nesse momento de consolidação dos sistemas de exercícios físicos: Ginástica para a juventude, publicado em 1793 por J.C.F. Guts Muths, e A ginástica alemã, publicado em 1816 por F.L. Jahn. Este artigo tem como objetivo estabelecer uma aproximação entre esses dois manuais e apresentar os argumentos usados pelos autores para justificar a importância da ginástica, bem como similaridades existentes entre as duas propostas. (AU)

Processo FAPESP: 11/22240-8 - Alemães em solo brasileiro: educação do corpo nas sociedades ginásticas alemãs nas regiões sul e sudeste do Brasil (segunda metade do século XIX, primeira metade do século XX)
Beneficiário:Evelise Amgarten Quitzau
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado