Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Uso da bandagem infrapatelar no desempenho físico e mobilidade funcional de idosas com história de quedas

Texto completo
Autor(es):
Isabela Feitosa de Carvalho ; Tiago Buso Bortolotto ; Ligia Cristiane Santos Fonseca ; Marcos Eduardo Scheicher
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. geriatr. gerontol.; v. 18, n. 1, p. -, Mar. 2015.
Resumo

INTRODUÇÃO: Algumas alterações ocorrem durante o processo do envelhecimento, dentre as quais se destaca o déficit de equilíbrio postural. Informações sensoriais e ações motoras são importantes no desenvolvimento do controle postural, sendo que idosos podem apresentar alterações sensório-motoras interferindo no equilíbrio postural e aumentando o risco de quedas. Foi demonstrado que a manipulação da informação sensorial no controle postural utilizando a estratégia do toque suave em uma superfície rígida e estacionária reduziu a oscilação corporal comparado com a situação sem toque. OBJETIVOS: Investigar o efeito da adição da informação sensorial bandagem infrapatelar no controle postural e no desempenho físico em idosas caidoras e não caidoras. MÉTODOS: Foram avaliadas 40 idosas, divididas em dois grupos: o Grupo 1, composto de 20 idosas sem histórico de quedas, e o Grupo 2, com 20 idosas com histórico de quedas. A mobilidade e o desempenho físico foram avaliados por meio dos testes Timed Up and Go TUG e Short Physical Performance Battery SPPB, respectivamente, com e sem a bandagem infrapatelar. Após verificação da normalidade dos dados, as comparações foram feitas com o teste t pareado e não pareado, teste de Wilcoxon e teste de Mann-Whitney, com p≤0,05. RESULTADOS: Houve diferença significativa p=0,001 na comparação do TUG em idosas caidoras com a utilização da bandagem infrapatelar. Não houve diferença significativa no uso da adição sensorial no SPPB. CONCLUSÃO: A adição de informação sensorial por meio do uso da bandagem infrapatelar melhora a mobilidade de idosas caidoras, porém não o desempenho físico. (AU)

Processo FAPESP: 11/07548-6 - Manipulação da informação sensorial no controle postural em idosos caidores e não caidores
Beneficiário:Marcos Eduardo Scheicher
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular