Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Síntese do anodo cerâmico La1-xSr xCr0,5Mn0,5O3 pela técnica dos precursores poliméricos

Texto completo
Autor(es):
M. P. Ramos ; D. Z. de Florio ; F. C. Fonseca
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: MATERIA-RIO DE JANEIRO; v. 12, n. 1, p. -, 2007.
Resumo

Compostos da família La1-xSr xCr0,5Mn0,5O3 são apontados como potenciais anodos cerâmicos de células a combustível de óxidos sólidos. A utilização de anodos cerâmicos tem como objetivo eliminar os problemas de depósito de carbono na superfície do níquel e a baixa resistência a ciclos de redução/oxidação observados no compósito cerâmica-metal à base de zircônia estabilizada e níquel, que é o material anódico mais usado nestas células. Neste estudo são apresentados os resultados da síntese pela técnica dos precursores poliméricos e da caracterização de compostos com x = 0,5, estequiométrico e com 5% de deficiência catiônica no sítio A da estrutura perovskita La1-xSr xCr0,5Mn0,5O3 e (La1-xSr x)0,95Cr0,5Mn0,5O3, respectivamente. Os resultados evidenciam que o composto estudado possui altos valores de condutividade elétrica e baixa reatividade com eletrólitos à base de zircônia. (AU)

Processo FAPESP: 03/08793-8 - Materiais para células a combustível de óxidos sólidos: processamento e caracterização de catodos de lscf
Beneficiário:Daniel Zanetti de Florio
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 04/09803-0 - Síntese e caracterização elétrica de perovskitas a base de cromo
Beneficiário:Fabio Coral Fonseca
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular