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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Conhecimento sobre anticoncepção de emergência entre adolescentes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas

Texto completo
Autor(es):
Christiane Borges do Nascimento Chofakian [1] ; Ana Luiza Vilela Borges [2] ; Elizabeth Fujimori [3] ; Luiza Akiko Komura Hoga [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 30, n. 7, p. 1525-1536, 2014-07-00.
Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o nível de conhecimento sobre anticoncepção de emergência entre adolescentes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Estudo transversal com a participação de 705 estudantes de 15 a 19 anos, matriculados no Ensino Médio de escolas públicas e privadas de um município do Estado de São Paulo, Brasil. Utilizou-se amostragem probabilística estratificada por tipo de escola e sistemática por turma. Cerca de 24,9% dos adolescentes das escolas privadas e 32% das escolas públicas haviam iniciado a vida sexual e usado a anticoncepção de emergência. A média de escore de conhecimento foi de 3,87 (DP = 2,12) nas escolas públicas e 5,14 (DP = 2,00) nas escolas privadas. Análise de regressão linear múltipla mostrou que adolescentes de escolas privadas, do sexo feminino, com mais idade, que já tinham iniciado a vida sexual, usado a anticoncepção de emergência e conheciam alguém que já usou o método, foram as que alcançaram o maior escore de conhecimento. Conclui-se que poucos adolescentes estão corretamente informados sobre o método e muitos têm ideias equivocadas. (AU)

Processo FAPESP: 10/14228-5 - Conhecimento e uso da anticoncepção de emergência entre adolescentes estudantes do ensino médio do município de Arujá, São Paulo
Beneficiário:Christiane Borges Do Nascimento Chofakian
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado