Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Incidência de patógenos e vigor de sementes de milho doce submetidas a danos mecânicos

Texto completo
Autor(es):
Francisco Guilhien Gomes Junior ; Tathiana Silva Timóteo ; Nilce Naomi Kobori ; Túlio Lourenço Pupim ; Bruna Gagliardi ; Tereza Cristina de Carvalho ; Maria Heloisa Duarte de Moraes ; José Otávio Machado Menten ; Silvio Moure Cicero
Número total de Autores: 9
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Summa Phytopathologica; v. 35, n. 3, p. -, Set. 2009.
Resumo

Com o objetivo de avaliar a incidência de patógenos e o vigor de sementes de milho doce de diferentes classes de tamanhos submetidas a diferentes níveis de danos mecânicos, sementes do híbrido 'SWB551' Dow AgroSciences® foram classificadas em peneiras com crivos de diferentes tamanhos e formas (RG, RM1, RM2 e RP com crivos circulares de 8,7; 7,9; 7,1 e 6,4 mm de diâmetro, respectivamente, e CG, CM e CP com crivos oblongos com dimensões de 8,7 x 19,0, 7,9 x 19,0, 6,4 x 19,0 mm, respectivamente), submetidas a impactos contra uma placa metálica de maneira que fossem obtidos tratamentos com diferentes intensidades de danos mecânicos (0, 1, 3, 5 e 7 impactos) e armazenadas por 5 meses em ambiente com temperatura de 20ºC e 50-60% de umidade relativa do ar. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições, perfazendo um fatorial 7 x 5 (7 peneiras x 5 intensidades de danos), totalizando 35 tratamentos. Foram realizadas as avaliações de teor de água das sementes, teste de danos mecânicos (tintura de iodo), teste de germinação, teste de frio e teste de sanidade. Foram evidenciadas variações nos níveis de incidência de patógenos entre as sementes de milho doce com diferentes tamanhos e formas. O aumento da intensidade dos danos mecânicos não favoreceu o aumento da incidência de patógenos nas sementes, mas reduziu o vigor das mesmas. (AU)

Processo FAPESP: 06/57110-9 - Avaliação de danos mecânicos imediatos e latentes em sementes de milho doce (Zea mays l.)
Beneficiário:Francisco Guilhien Gomes Junior
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado