Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita

Texto completo
Autor(es):
Maria Silvia Cárnio ; Juliana Ramos Casemiro ; Karen Barros Ribeiro ; Aparecido José Couto Soares
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA; v. 26, n. 3, p. -, 2013.
Resumo

O presente estudo objetivou verificar a influência de estímulos visuais na produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita. Para tanto, 50 escolares de 4º e 5º anos, divididos em G1 (sem queixas) e G2 (com queixas) foram instruídos a realizar produções escritas com base em dois diferentes estímulos visuais. Utilizou-se para análise dos dados as Competências Comunicativas, sendo que em relação à Genérica, predominou a narração para ambos os estímulos, nos dois grupos. Quanto à Competência Enciclopédica, somente para as figuras em sequência, houve diferença significante. No que diz respeito à Competência Linguística, houve diferença apenas para a Coesão Global. Não houve influência dos estímulos visuais para ambos os grupos. Entretanto, fatores individuais e sociais podem ter influenciado os resultados obtidos. (AU)

Processo FAPESP: 08/11474-5 - Interferências de estímulos visuais na produção escrita de ouvintes sem queixas de alterações na escrita
Beneficiário:Juliana Ramos Casemiro
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 08/11478-0 - Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com e sem queixas de alterações na escrita
Beneficiário:Maria Silvia Cárnio
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular