Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Integração entre curvas de permanência de quantidade e qualidade da água como uma ferramenta para a gestão eficiente dos recursos hídricos

Texto completo
Autor(es):
Davi Gasparini Fernandes Cunha ; Maria do Carmo Calijuri ; Eduardo Mario Mendiondo
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Sanitária e Ambiental; v. 17, n. 4, p. -, Dez. 2012.
Resumo

A garantia dos usos múltiplos da água, dos serviços ambientais e do equilíbrio ecológico depende de uma combinação adequada entre aspectos quantitativos e qualitativos dos rios. A presente pesquisa descreve aplicações de uma nova abordagem das curvas de permanência de vazões, que foram associadas a curvas de frequência acumulada de qualidade da água. Foram compilados dados de fósforo total (2005 a 2009) e vazão média mensal (1959 a 2003) dos rios Paraíba do Sul e Sorocaba para ilustrar o conceito. A integração entre as curvas de quantidade e qualidade se mostrou desejável por oferecer subsídios a concessões de outorga, à cobrança pelo uso da água, ao monitoramento ambiental e ao enquadramento dos cursos de água. Outro aspecto positivo é que essas curvas podem incorporar variações no clima e no uso e ocupação do solo, o que permite o estabelecimento de cenários ambientais. (AU)

Processo FAPESP: 09/50842-2 - Heterogeneidade espacial e variabilidade temporal do reservatório de Itupararanga: uma contribuição ao manejo sustentável dos recursos hídricos da Bacia do Rio Sorocaba (SP)
Beneficiário:Davi Gasparini Fernandes Cunha
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Processo FAPESP: 08/58161-1 - Assessment of impacts and vulnerability to climate change in Brazil and strategies for adaptation option
Beneficiário:Jose Antonio Marengo Orsini
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais - Temático
Processo FAPESP: 08/55636-9 - Contribuição ao conhecimento do ciclo do carbono no reservatório de Itupararanga como subsídio para a sustentabilidade da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba (SP)
Beneficiário:Maria Do Carmo Calijuri
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Temático