Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Reflectância de banda larga em recém-nascidos com presença de emissões otoacústicas evocadas por transiente

Texto completo
Autor(es):
Kilza Arruda de Lyra e Silva ; Juliana Granja Urosas ; Seisse Gabriela Gandolfi Sanches ; Renata Mota Mamede Carvallo
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 25, n. 1, p. -, 2013.
Resumo

OBJETIVO: Caracterizar os valores normais de reflectância da energia acústica obtidos com estímulo de tom puro na população neonatal antes da alta hospitalar. MÉTODOS: Setenta e sete recém-nascidos (37 meninas e 40 meninos) foram avaliados por meio das medidas de reflectância acústica, utilizando estímulos de tom puro, emissões otoacústicas por transientes e timpanometria com sondas de frequências de 226 Hz e 1 kHz. RESULTADOS: Nas baixas frequências (258 a 750 Hz) foi observado um valor elevado de reflectância da energia, enquanto nas médias frequências (1 a 3 kHz) obteve-se uma maior absorção da energia. Não existiu diferença entre orelhas e entre gêneros. CONCLUSÃO: Foram caracterizados os valores normais de reflectância da energia para a população estudada. Tais dados revelaram uma curva de reflectância com configuração peculiar para a idade. (AU)

Processo FAPESP: 09/06450-2 - Reflectância da orelha média e emissões otoacústicas em diferentes padrões timpanométricos
Beneficiário:Renata Mota Mamede Carvallo
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular