Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O gênero Lemnicola (Bacillariophyceae) no Estado de São Paulo, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Luisiana Andresa Carneiro ; Denise de Campos Bicudo
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Hoehnea; v. 34, n. 2, p. -, 2007.
Resumo

O trabalho visa contribuir com o conhecimento da biodiversidade de diatomáceas no Estado de São Paulo e, particularmente, do gênero Lemnicola. Foram examinadas 96 amostras coletadas em 64 municípios distribuídos no Estado de São Paulo, incluindo materiais planctônicos e perifíticos de ambientes lóticos e lênticos. A única espécie do gênero, L. hungarica (Grunow) Round & Basson, foi documentada invariavelmente associada a superfícies submersas. Distribuiu-se em três municípios (Itapura, São Paulo e Reginópolis), indicando ter pequena distribuição no estado. O gênero é citado pioneiramente para o Estado de São Paulo, bem como são inéditas as descrições e ilustrações de características ultra-estruturais (MEV) para material brasileiro. (AU)

Processo FAPESP: 98/04955-3 - Flora ficológica do estado de São Paulo
Beneficiário:Carlos Eduardo de Mattos Bicudo
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Temático
Processo FAPESP: 00/04230-0 - A ordem Achnanthales (Bacillariphyceae) em sistemas de águas doces continentais do estado de São Paulo: levantamento florístico
Beneficiário:Luisiana Andresa Carneiro
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado