Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Morfologia externa comparada das três espécies do complexo Telchin licus (Drury) (Lepidoptera, Castniidae) com uma sinonímia

Texto completo
Autor(es):
Simeão S. Moraes ; Marcelo Duarte
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Entomologia; v. 53, n. 2, p. -, Jun. 2009.
Resumo

É apresentado um estudo morfológico detalhado da cabeça, do tórax e do abdome de três espécies próximas de castníideos neotropicais. O posicionamento taxonômico dessas espécies é ainda bastante controverso. Antes do desenvolvimento do presente estudo, duas dessas espécies pertenciam ao gênero Telchin Hübner, 1825 e uma ao gênero monotípico Castniomera Houlbert, 1918 (espécie-tipo: Castnia atymnius Dalman, 1824). A hipótese de alguns autores de incluir as três espécies do complexo T. licus em um único gênero é aqui sustentada com base em evidências morfológicas de cabeça, tórax e abdome. Castniomera Houlbert torna-se sinônimo de Telchin Hübner compreendendo as seguintes espécies: Telchin licus (Drury, 1773), Telchin syphax (Fabricius, 1775) e Telchin atymnius (Dalman) combinação nova. As três espécies do complexo T. licus são ilustradas com desenhos e fotografias coloridas. (AU)

Processo FAPESP: 02/13898-0 - Sistemática, bionomia e evolução dos Lepidoptera neotropicais
Beneficiário:Marcelo Duarte da Silva
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores