Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Transtornos da compulsão alimentar periódica e psicoterapia: é possível sistematizar a formulação psicodinâmica de caso?

Texto completo
Autor(es):
Sara Mota Borges Bottino ; Camila Junqueira ; José Francisco Miguel Henriques Bairrão ; Luis Alberto Hanns ; Miriam Debieux Rosa ; Laura Helena S Guerra de Andrade
Número total de Autores: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Psiquiatria; v. 25, n. 3, p. -, Set. 2003.
Resumo

O método Tema Central de Conflito nos Relacionamentos - CCRT sistematiza as inferências feitas por psicoterapeutas dos padrões de relacionamento de pacientes submetidos à psicoterapia. O CCRT foi utilizado na análise das narrativas de uma paciente com Compulsão Alimentar Periódica, submetida a sessões de psicoterapia (gravadas e transcritas). Com o método CCRT foi possível sistematizar a relação entre os conflitos psíquicos e o aparecimento de sintomas, uma tarefa nem sempre fácil para psiquiatras e psicólogos em formação. (AU)

Processo FAPESP: 98/09795-4 - Estudo da sistematização do diagnóstico em psicoterapia através do instrumento CCRT: "tema central de conflito nos relacionamentos"
Beneficiário:Laura Helena Silveira Guerra de Andrade Burdmann
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular