Análise eletromiográfica dos músculos extensores v... - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise eletromiográfica dos músculos extensores vertebrais durante o teste Biering-Sorensen

Texto completo
Autor(es):
Ligia Moreira de Santana ; Paulo Roberto Carvalho do Nascimento ; Thais de Sousa Lima ; Ana Carolina Tocilo Lopes ; Amanda Costa Araujo ; Fábio Mícolis de Azevedo ; Rúben de Faria Negrão Filho
Número total de Autores: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Motriz: rev. educ. fis.; v. 20, n. 1, p. 112-119, 2014-03-00.
Resumo

O propósito deste estudo foi analisar o sinal eletromiográfico dos músculos multífido, longuíssimo torácico e iliocostal lombar durante o teste de Biering-Sorensen em sujeitos sem dor lombar. Vinte voluntários realizaram o teste em três momentos distintos. A análise da variância detectou diferença entre os três momentos do teste (p = 0,0026). Para o domínio da frequência, foi observada a presença de diferença entre o músculo multífido e os eretores lombares; longuíssimo e o iliocostal. Entretanto, na análise no domínio do tempo não foram observadas diferenças. Como o valor do coeficiente de inclinação da frequência mediana foi maior para o músculo multífido comparado aos músculos longuíssimo e iliocostal, isto pode indicar uma maior tendência deste músculo à fadiga. Portanto, considerando-se a metodologia aplicada, o estudo do sinal eletromiográfico no domínio da frequência deve ser considerado como um instrumento para avaliar a fadiga do músculos extensores da coluna vertebral em situações clínicas. (AU)

Processo FAPESP: 07/57579-0 - Analise eletromiografica dos musculos extensores vertebrais durante o teste de biering-sorensen.
Beneficiário:Ligia Moreira de Santana
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica