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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Orientação a mães de crianças do espectro autístico a respeito da comunicação e linguagem

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Dreux Miranda Fernandes [1] ; Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato [2] ; Juliana Izidro Balestro [3] ; Daniela Regina Molini-Avejonas [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciências da Reabilitação - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: J. Soc. Bras. Fonoaudiol.; v. 23, n. 1, p. 1-7, 2011-03-00.
Resumo

OBJETIVO: Verificar os resultados obtidos após a realização de dez sessões de orientação específica para mães de crianças do espectro autístico a respeito de comunicação e linguagem. MÉTODOS: Participaram 26 díades mãe-criança. As crianças eram pacientes de um serviço de Fonoaudiologia especializado em Distúrbios do Espectro Autístico. Foram realizadas cinco sessões de orientação e cinco de acompanhamento para pequenos grupos de mães, paralelamente à manutenção do processo de terapia fonoaudiológica das crianças. RESULTADOS: O foco direcionado à comunicação, possibilitou a identificação de elementos como a obtenção da atenção da criança, a iniciativa de comunicação ou de alguma atividade conjunta, a latência para a resposta e o uso de materiais ou brinquedos de interesse da criança como essenciais para o estabelecimento de interações bem sucedidas. A análise individualizada mostra que todos os sujeitos apresentaram progresso em pelo menos uma das áreas investigadas. CONCLUSÃO: Houve um impacto positivo do procedimento de orientações sistematizadas voltadas às questões de comunicação e linguagem, realizadas juntamente com o processo de terapia de linguagem das crianças (e não em substituição a ela). Embora as sessões de orientações tivessem roteiros de funcionamento e registro, elas permitiam ajustes às necessidades e demandas de cada grupo (AU)

Processo FAPESP: 07/03607-2 - Sistematização da orientação a mães de crianças do aspecto autístico a respeito de comunicação e linguagem
Beneficiário:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular