Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Utilização de sal mineral rico em molibdênio na prevenção da intoxicação cúprica acumulativa em ovinos - microminerais hepáticos

Texto completo
Autor(es):
A.C. Antonelli ; R.A. Barrêto Júnior ; C.S. Mori ; A.H.H. Minervino ; U.M. Schalch ; J.C.G. Pacheco ; E.L. Ortolani
Número total de Autores: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 68, n. 3, p. -, Jun. 2016.
Resumo

RESUMO Este estudo avaliou a capacidade de um sal mineral rico em molibdênio (Mo) em prevenir a intoxicação cúprica acumulativa (ICA), mediante a análise das variáveis clínicas e dos teores de cobre (Cu) e Mo hepático. Foram utilizados 25 ovinos cruzados da raça Ile-de-France, aleatoriamente distribuídos igualmente em cinco grupos, em que o grupo 1 recebia dieta contendo 80% de volumoso e 20% de concentrado, os grupos 2 e 3 recebiam 50% de volumoso e 50% de concentrado, e os grupos 4 e 5 recebiam a mesma dieta dos grupos 2 e 3, com a adição diária de 150mg de sulfato de Cu. Os grupos 1, 3 e 5 recebiam sal mineral contendo 300ppm de Mo. Foram realizadas três biópsias hepáticas para determinação de Cu, Mo e Zn. Três ovinos do grupo 4 e um do grupo 5 manifestaram ICA. Não houve diferença na frequência de mortalidade entre os grupos (P=0,56). Os teores de Cu hepático nos ovinos com ICA (2450ppm) foram superiores aos que não intoxicaram (1518ppm). Quanto maior a ingestão de Mo na dieta, menor foi o acúmulo de Cu hepático ao término do experimento (r = -0,72). (AU)

Processo FAPESP: 05/02291-6 - Avaliação do uso de um sal mineral rico em molibdênio na prevenção da intoxicação cúprica acumulativa em ovinos
Beneficiário:Enrico Lippi Ortolani
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 03/09991-8 - Avaliacao do uso de um sal mineral rico em molibdenio na prevencao da intoxicacao cuprica acumulativa em ovinos.
Beneficiário:Alexandre Coutinho Antonelli
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado