Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Modelação da perda de carga na filtração direta ascendente em meio granular de areia grossa e pedregulho

Texto completo
Autor(es):
Alexandre Botari ; Luiz Di Bernardo
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Sanitária e Ambiental; v. 14, n. 2, p. -, Jun. 2009.
Resumo

Compreender e quantificar os mecanismos relacionados à perda de carga e à remoção de partículas em um meio filtrante granular é de importância fundamental para o estudo do processo da filtração. Este trabalho apresenta o desenvolvimento dos modelos de perda de carga na filtração em meios porosos e a proposição da modelação matemática semiempírica da perda de carga para meios filtrantes limpos e do desenvolvimento do perfil de perda de carga ao longo do tempo de filtração a partir da equação de Ergun. Objetivou-se a determinação dos valores das constantes da equação de Ergun para meio granular de areia grossa e pedregulho. Alguns exemplos de aplicação dessa modelação matemática são também apresentados e discutidos pelos autores com base em dados experimentais obtidos em uma estação piloto de dupla filtração. (AU)

Processo FAPESP: 07/50723-8 - Analise e modelacao matematica da filtracao direta ascendente utilizando redes neurais artificiais e a teoria coloidal.
Beneficiário:Alexandre Botari
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado