Evolução de parâmetros antropométricos em portador... - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Evolução de parâmetros antropométricos em portadores do vírus da Imunodeficiência Humana ou com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida: um estudo prospectivo

Texto completo
Autor(es):
Maíra Ladeia Rodrigues Curti [1] ; Luara Bellinghausen Almeida ; Patrícia Constante Jaime
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: REVISTA DE NUTRICAO-BRAZILIAN JOURNAL OF NUTRITION; v. 23, n. 1, p. 57-64, 2010-02-00.
Resumo

OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional e a evolução de parâmetros antropométricos para alterações morfológicas em pacientes vivendo com o vírus da Imunodeficiência Humana ou com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida em uso de terapia antirretroviral de alta atividade. MÉTODOS: Trata-se de estudo de coorte prospectiva com duração de 12 meses, envolvendo indivíduos adultos, de ambos os sexos, em terapia antirretroviral recém introduzida. Os indicadores antropométricos estudados foram índice de massa corporal, circunferência de cintura, dobras cutâneas subescapular, biciptal e triciptal, avaliados com intervalos de três meses, totalizando 4 medidas do tempo. Variáveis foram descritas segundo mediana e percentis 25 e 75 e analisadas por ANOVA para medidas repetidas. RESULTADOS: A população estudada foi composta por 53 indivíduos, a maioria do sexo masculino (81%), entre 30 e 39 anos. Apenas a dobra cutânea subescapular apresentou significante variação no tempo (T1=13,7 vs T4=16,0; p<0,001), apontando para lipo-hipertrofia dorso-cervical. CONCLUSÃO: Os achados deste estudo, embora limitados, direcionam para a necessidade de vigilância de parâmetros antropométricos associados a alterações morfológicas, em especial, aqueles usados no diagnóstico de acúmulo de gordura abdominal e dorso-cervical. (AU)

Processo FAPESP: 04/12462-0 - Avaliacao da eficacia de um programa de orientacao dietetica na prevencao de lipodistrofia em individuos vivendo com hiv/aids, atendidos em servico de referencia na cidade de sao paulo.
Beneficiário:Patricia Constante Jaime
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 05/50948-4 - Acompanhamento da evolucao nutricional em individuos vivendo com hiv/aids, atendidos em servicos de referencia na cidade de sao paulo.
Beneficiário:Maíra Ladeia Rodrigues Curti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica