Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Evaluation of an educational technology regarding clinical evaluation of preterm newborns

Título (Português): Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros
Texto completo
Autor(es):
Luciana Mara Monti Fonseca ; Natália Del'Angelo Aredes ; Adriana Moraes Leite ; Claudia Benedita dos Santos ; Regina Aparecida Garcia de Lima ; Carmen Gracinda Silvan Scochi
Número total de Autores: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21, n. 1, p. -, Fev. 2013.
Resumo

AIM: To evaluate, from the students' point of view, educational software developed as a tool to help teachers and students in neonatal nursing. METHOD: The study evaluates the contents and simulations addressed in the software. A total of 57 undergraduate nursing students affiliated with five Brazilian public colleges participated. RESULTS: The general assessment of the software was highly satisfactory: 82.4% of the sample characterized the software as quite effective as a teaching tool. Most components were assessed as good or very good. The participants' suggestions and comments are being considered in the improvement and adaptation of the new software version. CONCLUSION: The results show that the product is adequate for use in neonatal nursing courses and nursing training on the physical examination techniques and semiology of preterm newborns, falling within the pedagogical framework of active methods. (AU)

Resumo

OBJETIVO: Avaliar um programa de computador educacional, a partir da visão dos alunos, desenvolvido como uma ferramenta para auxiliar professores e estudantes no ensino e aprendizagem sobre o tema enfermagem neonatal. MÉTODO: O estudo consiste na avaliação de conteúdo e das simulações contempladas no programa de computador. No total, participaram 57 graduandos em enfermagem vinculados a cinco universidades públicas brasileiras. RESULTADOS: A avaliação de impressão geral do software foi altamente satisfatória, sendo que 82,4% da amostra caracterizaram o programa de computador como muito importante para o ensino. A maior parte do conteúdo foi avaliada como boa ou muito boa. Foram consideradas as sugestões e comentários dos participantes como cruciais para o aprimoramento e adequação do software em sua nova versão. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que o produto está adequado para ser utilizado no ensino de enfermagem neonatal e capacitação de enfermeiros sobre a semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo, inserido no referencial pedagógico das metodologias ativas. (AU)

Processo FAPESP: 08/11271-7 - Um software educacional sobre semiotécnica e semiologia para o ensino de enfermagem neonatal
Beneficiário:Carmen Gracinda Silvan Scochi
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular