Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação de Livros Infantis Brasileiros sobre Prevenção de Abuso Sexual baseada em Critérios da Literatura

Texto completo
Autor(es):
Sheila Maria Prado Soma [1] ; Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Trends in Psychology; v. 25, n. 3, p. 1201-1212, 2017-09-00.
Resumo

Resumo Há diversos livros para crianças que abordam o tema do abuso sexual infantil. Espera-se que tais livros tenham o potencial para aumentar a conscientização das mesmas a respeito dessa temática. O presente estudo avaliou livros infantis publicados por autores brasileiros, por meio de um questionário online baseado em 27 critérios propostos em estudos prévios internacionais. Tais critérios têm a finalidade de identificar características e/ou assuntos que devem ser abordados em livros que tratam do abuso sexual direcionados para o público infantil. Foram identificados seis livros e os mesmos foram disponibilizados para análise de juízes especialistas juntamente com o questionário de avaliação online. As avaliações indicaram que todos os livros selecionados apresentam potencial para prevenção do abuso sexual infantil. Embora nenhum dos livros tenha preenchido todos os critérios analisados, um deles se destacou com 48% critérios preenchidos. Os resultados são discutidos com base nos critérios apontados, bem como de acordo com a correspondência dos juízes, tendo em vista a aplicação potencial de estratégias de intervenção para crianças. (AU)

Processo FAPESP: 14/09582-5 - O conceito de alienação parental na prática profissional de psicólogos forenses brasileiros
Beneficiário:Sheila Maria Prado Soma
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado